Saúde e Bem-Estar

Bel Victorio, especial para a Gazeta do Povo

Rinite pode evoluir para sinusite: veja como evitar as duas doenças

Bel Victorio, especial para a Gazeta do Povo
10/08/2019 13:00
Thumbnail

Para evitar a inflamação e reduzir o incômodo quando o quadro está instalado, é preciso deixar o nariz limpo. Foto: Bigstock.

Nas estações frias, o organismo está mais propenso a adquirir doenças respiratórias. Os casos de sinusite, por exemplo, chegam a triplicar nessa época.
A inflamação atinge os seios da face e a cavidade nasal, que ficam congestionados pelo excesso de secreção. Os sintomas são dor na face, cefaleia, saída de secreção amarelada ou esverdeada, perda do olfato, tosse e dores musculares, entre outros sintomas.
A doença pode durar até 12 dias (se persistir por mais tempo pode ser considerada crônica). Se não tratada adequadamente, a sinusite pode trazer infecção no olho e meningite. “Mas os casos são muito raros, mais comuns em crianças”, ressalta o otorrinolaringologista Cassio Wassano Iwamoto.

Confira algumas dicas para evitar a sinusite:

Faça uma solução de água e sal
Para evitar a inflamação e reduzir o incômodo quando o quadro está instalado, é preciso deixar o nariz limpo. Especialistas recomendam pingar uma solução caseira com água e sal, e logo em seguida assoar.

“Como o mecanismo de limpeza está inflamado, não adianta só tomar antibióticos e não fazer esse tipo de medida adicional”, afirma o otorrinolaringologista Denis Massamitsu Abe.

Acupuntura e inalação, segundo os especialistas, não estão comprovadas como formas de tratar a doença.
Livre-se dos ácaros
A rinite pode evoluir para sinusite. Como o ácaro é um dos principais causadores da rinite, é melhor cortar o mal pela raiz.
Mantenha os ambientes arejados e limpos e remova cortinas com muitos detalhes, tapetes e ursos de pelúcia.

“Use capa antialérgica no colchão, cortina fina ou blecaute e edredom em vez de cobertor”, recomenda Iwamoto. Se mantiver essas peças, não basta colocá-las ao sol, é preciso lavá-las.

Evite gripes e resfriados
Gripes e resfriados mal curados estão entre os principais causadores da sinusite. Evitar essas doenças durante o outono e o inverno é um desafio graças ao confinamento em ambientes fechados e aumento da umidade do ar.
Porém, a vacina da gripe pode ser uma medida eficaz para pessoas que estão no grupo de risco (como portadores de doenças crônicas e crianças pequenas).
LEIA TAMBÉM