Saúde e Bem-Estar

Da redação

Você é um dos 30 milhões de brasileiros com zumbido no ouvido?

Da redação
17/11/2015 12:14
Thumbnail

Embora pouco conhecido, o zumbido no ouvido é um problema comum (Foto: Bigstock)

Ouvir som alto por fone de ouvido, não largar o celular por nada, o estresse do dia a dia e mesmo uma alimentação inadequada, com jejum prolongado ou abuso de cafeína, doces e gorduras, são fatores que influenciam no surgimento de um problema não muito conhecido, mas comum dos brasileiros: o zumbido no ouvido.
Embora o zumbido acometa mais pessoas na terceira idade, crianças e adolescentes estão cada vez mais sentindo os efeitos. As principais consequências, além da irritação, são insônia, falta de concentração na leitura e no trabalho, ansiedade, depressão, e isolamento social.
Estudos mostraram que o zumbido, que atingia cerca de 15% da população mundial em 1995, agora chega a cerca de 24%, sendo tão comum quanto outras doenças, como diabete, cegueira, surdez, asma e mesmo o Alzheimer. Essa estimativa sugere que o Brasil tenha cerca de 30 milhões de pessoas sofrendo com o zumbido. No mês de novembro, o problema é relembrado através da Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido, reconhecida como Novembro Laranja.
O que fazer?
A busca pela cura deve começar cedo, de acordo com a otorrinolaringologista Tanit Ganz Sanchez, em um trabalho interdisciplinar com médicos otorrinolaringologistas, fonoaudiológos, e avaliação odontológica, da coluna cervical e do equilíbrio emocional. “A melhora parcial ou total depende muito de uma investigação minuciosa e precoce”, diz Tanit, que também é presidente da Associação de Pesquisa Interdisciplinar e Divulgação do Zumbido – APIDIZ.
10 dicas para manter a saúde auditiva:  
  1. Em locais barulhentos: use protetores de ouvido e faça intervalos de 10 minutos por hora. Não ache “normal” sair da balada com zumbido.
  • Com fones de ouvido: evite ultrapassar a metade da potência ou usar mais que 2 horas.
  • Alimente-se 4 a 6 vezes ao dia, evitando abuso de cafeína, doces, sal, álcool e nicotina.
  • Hidrate?se bem para seus rins eliminarem melhor as toxinas.
  • Exercite-se 5 vezes por semana: seu metabolismo e circulação vão melhorar.
  • Troque o silêncio por estimulação com baixo volume de sons suaves, mesmo durante a leitura ou o sono. Isso ajuda no controle do zumbido e da hipersensibilidade a sons.
  • Diminua o tempo de celular direto no ouvido, pois a radiação eletromagnética pode ser prejudicial.
  • Evite automedicação.
  • Alivie seu estresse com atividades relaxantes eficazes: ioga, meditação, Tai-Chi-Chuan e Chi-Cong.
  • Incorpore mais momentos de prazer na sua vida.
  • Enquete

    Qual a melhor definição para o tempo de Curitiba?

    Newsletter

    Receba um resumo dos nossos conteúdos no seu e-mail!