Saúde e Bem-Estar

Bruna Covacci

Sem dietas loucas, ainda dá tempo de emagrecer para o verão

Bruna Covacci
17/10/2016 10:36
Thumbnail

Reeducação alimentar é o segredo para ficar de bem com a balança. Foto: Bigstock.

O horário já é o de verão, mas ainda faltam dois meses para a chegada da estação mais quente do ano. Isso quer dizer que você ainda tem tempo para mudar os seus hábitos, começar uma rotina mais saudável e perder aqueles quilinhos extras indesejáveis.  De acordo com a nutricionista Andressa Cailet Girotto, a reeducação alimentar é mais eficiente em longo prazo do que a maioria das dietas alimentares e associada a exercícios físicos pode ser potencializada. “Ela pode demorar mais tempo para mostrar resultados, mas seus efeitos são mais duradouros e melhoram as condições físicas em geral”, explica. Além disso, como uma dieta tem data para terminar, assim que você a deixa de lado são grandes as chances de recuperar o peso e as gorduras perdidas ou até engordar mais.
Vinícius Possebon, criador do Programa de “Queima de 48 horas”, que já ajudou mais de 35 mil pessoas a emagrecerem com 15 minutos diários de atividade, ainda garante que é possível emagrecer sem sofrimento. “As pessoas atrelam o objetivo de emagrecer com fazer dietas e pensam nas atividades físicas em último plano. Mas se você começar se exercitando, não é preciso apelar por dietas de contagem calórica. Alimentar-se bem é importante, mas recorrer a dietas, nem sempre”, aponta.
Reeducação em 60 dias
O resultado por meio da reeducação não á padronizado e cada organismo reage de forma diferente.  Ainda assim, a nutricionista afirma que é possível notar diferença no seu corpo até o verão. “Se você começar sua mudança hoje terá bons resultados. Só é preciso esforço e dedicação”, diz. Ingerir dois litros de água diariamente e não pular as três principais refeições do dia são os primeiros passos. A ajuda de um nutricionista também é primordial. “Assim poderemos saber qual o número correto de refeições de acordo com a rotina de cada um”, explica Andressa.
Alimentos que ajudam a manter o corpo hidratado como frutas in natura e refeições leves como carnes magras combinadas à salada também são indicadas. “Para evitar inchaço causado pela retenção de líquido é possível consumir chás naturais, feitos com a própria erva, sem adição de açúcares ou adoçantes”, indica Andressa. Reduzir o sal, alimentos fritos e bebidas industrializadas também podem ajudar a combater a retenção de líquidos. “Foi-se o tempo em que, para emagrecer, a pessoa tinha que se deslocar até uma academia e ficar treinando por horas e horas. Atualmente, também é possível se exercitar no próprio tempo, sem precisar abrir mão de horas e horas do dia”, destaca Possebon.