• Carregando...
(Foto: VisualHunt)
(Foto: VisualHunt)| Foto:

Desistir dos exercícios físicos pode não ser culpa (unicamente) sua. O modelo atual das academias de ginástica e de muitos personal trainers não leva em consideração as diferentes personalidades das pessoas, e os professores nem percebem como isso influencia na aderência aos exercícios. Sem nem se dar conta, o personal trainer ou professor de academia pode estar “sabotando” o seu treino, e o afastando ainda mais da vida saudável.

Leia mais

As pulseiras inteligentes invadiram as academias. Já tem a sua?

Será que alguém na sua família tem insuficiência renal?

“Exame de próstata salvou a minha vida”, diz o ator Ben Stiller

São, pelo menos, seis personalidades diferentes, de acordo com Cristiano Parente, personal trainer da Koatch e eleito o Melhor Personal Trainer do Mundo em 2014, pelo concurso Life Fitness, Personal Trainer to Watch, e cada uma delas exige um estímulo certo. Confira cada uma delas:

Popular. A pessoa que gosta de se mostrar durante o exercício e se sente estimulada quando recebe incentivos para continuar, como “força”, “mais um”, “é isso aí”.

Divertido. A pessoa que se importa mais com as sensações que o ambiente causa, com a diversão do exercício. São aquelas que buscam as aulas dinâmicas, com música e brincadeiras para entreter enquanto se exercita.

Efetivo. A pessoa que não gosta de perder tempo na academia. Chega, faz as séries que precisa, de forma metódica e efetiva.

Tímido. A pessoa que se sente mais insegura na academia, que tem medo de arriscar e não se envolve muito com os outros. Essa pessoa, normalmente, não se encaixa em uma academia tradicional e gosta de exercícios alternativos.

Exclusivo. A pessoa que gosta de mandar e comandar a situação. Gosta de se sentir exclusiva e tem algum professor só para ela.

Detalhista. A pessoa que gosta de números, que é perfeccionista, que quer saber o tempo que leva para cada etapa ser concluída.

Reconheceu algum colega de academia? Se você vê muitos ‘populares‘ nas academias, está certo. Hoje se encontra com mais facilidade o tipo de pessoa que gosta de aparecer porque os modelos atuais das academias são voltados a este perfil. “Uma pessoa tímida hoje se sente mal neste tipo de academia, porque não se encaixa ali. Cada personalidade tem suas características”, explica Parente.

(Foto: VisualHunt)
(Foto: VisualHunt)

Como identificar cada personalidade?

O professor ou personal trainer pode até não reconhecer, logo no primeiro contato, qual é a personalidade do cliente, mas alguns detalhes podem ajudar. “As características vão do comportamento, do jeito de se vestir, de falar, de se comunicar, se ela puxa o assunto ou se espera que o personal fale primeiro, quando ela presta a atenção, quando ela olha para baixo, se ela olha no olho. O personal hoje tenta entender o cliente pelo ‘feeling’, pela percepção dele e, embora seja positivo, o ‘feeling’ não entende de verdade as diferentes personalidades. Os dados científicos nos ajudam a entender mais e a errar menos”, diz o personal trainer.

Ao conquistar o aluno com as ferramentas certas, o professor consegue reter um número maior de pessoas, fazendo com que elas se sintam melhor naquele ambiente da prática do exercício e obtenha os resultados mais rapidamente. “Quando você monta um treino que a pessoa goste e se sinta motivada a fazê-l0, isso vai fazer com que treine em uma intensidade maior, e o resultado também vem mais rápido. A cabeça manda na intensidade”, afirma.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]