i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Saúde e Bem-Estar

Shots de suco nutrem rapidamente, mas não substituem refeições

Bebidas naturais superconcentradas auxiliam na absorção de nutrientes e colaboram com a manutenção da saúde

  • PorMonique Portela, especial para o Viver Bem
  • 07/12/2019 05:00
Ingeridos em jejum, quando o corpo está mais sensível à captação dos nutrientes, os shots podem atuar na prevenção de doenças, na manutenção da saúde e principalmente ativar funcionalidades benéficas do organismo. Foto: Bigstock.
Ingeridos em jejum, quando o corpo está mais sensível à captação dos nutrientes, os shots podem atuar na prevenção de doenças, na manutenção da saúde e principalmente ativar funcionalidades benéficas do organismo. Foto: Bigstock.| Foto:

Nos últimos meses, o ritual de saúde de diversas influencers digitais passou a incluir uma nova etapa.

Ao acordar, ainda em jejum, uma espécie de suco matinal superconcentrado servido em pequeno volume promete trazer uma série de benefícios para o corpo.

Assim ficaram conhecidos os “shots saudáveis”, a nova onda que chegou para desbancar a água com limão e o suco detox matinal.

Os especialistas concordam: muitos dos benefícios são reais. Ingeridos em jejum, quando o corpo está mais sensível à captação dos nutrientes, os shots podem atuar na prevenção de doenças, na manutenção da saúde e principalmente ativar funcionalidades benéficas do organismo, como explica a diretora da Associação Brasileira de Nutrologia, Marcella Garcez Duarte.

“Em jejum, você terá um aporte mais rápido do corpo para aqueles nutrientes que têm funcionalidade, trazendo justamente a questão preventiva, uma leve ação detoxificante, antioxidante e termogênica”.

>> Assine a Gazeta do Povo: Onde os valores fazem parte da notícia! <<

As quantidades mínimas diárias de alguns nutrientes na forma alimentar podem ser alcançadas com os shots matinais, como é o caso da vitamina C e dos compostos sulfurados, disponíveis, entre outros alimentos, nas folhas verdes escuras.

“Em um shot você consegue ter a necessidade diária de vitamina C, que é em torno de 75 miligramas. Mas se a pessoa tem necessidade de fazer uma suplementação maior, a única garantia é suplementar em cápsula”, aponta a médica.

Não é suplemento

A grande questão, que gera muitos enganos na internet, é em relação aos reais efeitos dos shots. “Pode tomar, faz bem, mas não faz milagre. Não tem efeito terapêutico, muito menos medicamentoso. Tem efeito funcional”, pontua Marcella.

Isso quer dizer que os shots não podem ser usados para tratar doenças, substituir tratamentos medicamentosos nem para fazer a suplementação de nutrientes em caso de carência.

O déficit de vitaminas no organismo precisa ser lavado a sério e ser tratado com acompanhamento médico e nutricional – e a única forma de garantir a eficácia e a absorção das quantidades ideias para cada caso é suplementando, seja em cápsulas, pó ou, em alguns casos, na forma injetável.

No consultório da nutricionista Giovana Aichinger, especialista em Nutrição Clínica e Funcional, os shots entram na dieta de pacientes com diferentes perfis, seja para auxiliar na performance de atletas até melhorar a qualidade do sono.

Cada tipo de shot pode favorecer um efeito diferente no organismo – mas de forma alguma substituem as suplementações.

Beber shots termogênicos, seja em jejum, antes ou após as refeições, pode tornar a absorção dos nutrientes mais rápida e eficaz. Por isso, o gengibre e outros termogênicos podem estar presentes em todos os shots, sendo grandes aliados para a saúde.

Efeito termogênico

Dentre os potenciais mais difundidos dos shots está o emagrecimento, baseado no potencial termogênico de diversos alimentos, como gengibre, canela, cravo, pimenta, mostarda e vinagre.

Ingeridos em jejum e de forma concentrada, seu efeito, que consiste em acelerar o metabolismo, seria ainda maior, favorecendo a queima de gordura. Mas as especialistas concordam que o efeito do emagrecimento a partir de alimentos termogênicos é ilusório.

“O shot não vai nem te emagrecer, nem engordar. Não adianta consumir um shot energético e ter refeições com ingredientes inflamatórios, consumir produtos industrializados e fast-food”, explica Giovana.

A diretora da Associação Brasileira de Nutrologia Marcella Duarte afirma que esse aumento no gasto de gordura ocasionado pelos alimentos termogênicos é muito sutil – o maior benefício destes ingredientes é outro.

“A grande vantagem quando falamos em colocar os termogênicos na dieta é aumentar a biodisponibilidade daquilo que está sendo consumido junto ou após dele”, explica.

Isso significa que beber shots termogênicos, seja em jejum, antes ou após as refeições, pode tornar a absorção dos nutrientes mais rápida e eficaz.

Por isso, o gengibre e outros termogênicos podem estar presentes em todos os shots, sendo um grande aliado para a saúde.

Contraindicações

Por se tratar de alimentos com funcionalidade, não existe contraindicação para os shots saudáveis.

Algumas pessoas que possuem doenças gástricas em atividade, como refluxo, gastrite, úlcera e esofagites, podem sentir desconforto e mal-estar ao ingerir shots com alimentos termogênicos.

“Para pessoas que têm o estômago saudável, não tem problema nenhum. Porém parte das pessoas que têm doenças gástricas e esofágicas, ou seja, no aparelho digestório superior, podem ter sensibilidade a estes shots, porque eles normalmente são mais acidificados”, explica Marcella.

Alguns outros ingredientes acrescentados aos shots, como suplementos em pó, podem ter contraindicação. É o caso da glutamina, não recomendado para pacientes com quadros oncológicos.

É melhor que suco?

Por conta da alta concentração, os shots trazem mais benefícios do que os sucos naturais. Além de terem poucas calorias, eles se propõem a cumprir a funcionalidade que lhes cabe – ser um shot pequeno e com nutrientes diversos – diferentemente dos sucos, que muitas vezes são usados para substituir a água na hora da cede ou ainda refeições completas.

“Normalmente sou contrária a ingestão de sucos como alimento, porque você perde as fibras, não tem a mastigação, não tem a sensação de saciedade, você perde muito. Mas quando falamos de shots, eles não se prestam a esta função. Você toma um volume muito pequeno, então você não está matando a sua sede ou enchendo o seu estômago com ele”, explica Marcella.

Receitas
Confira alguns shots desenvolvidos pela nutricionista especialista em Nutrição Clínica e Funcional Giovana Aichinger para enriquecer a sua dieta:

IMUNIDADE
Perfeito para beber de manhã, em jejum.
Própolis
Limão
Gengibre
Glutamina
Magnésio

DIGESTIVO
Shot para ser bebido antes ou depois das refeições.
Açafrão
Limão
Hortelã
Magnésio

ANTIOXIDANTE
Ideal para depois das atividades físicas.
Magnésio
Limão
Gengibre
Glutamina
Beterraba em pó

LEIA TAMBÉM

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.