Saúde e Bem-Estar

Katia Michelle

Tristeza não é o único sintoma da depressão; saiba identificar a doença

Katia Michelle
26/09/2018 17:00
Thumbnail

No Brasil, estima-se que 10% da população sofra da doença. Foto: Bigstock

Se você se sente triste algumas horas do dia, saiba que esse é um sentimento normal e que faz parte da vida. Mas se você sente uma “dor de existir” que demora muito a passar, entenda que pode estar na hora de procurar ajuda. E essa dor existencial não se manifesta apenas com tristeza, mas pode estar escondida atrás de um sorriso, da falta de vontade de fazer coisas cotidianas e – em situações extremas – da falta de vontade de viver.
Sintomas que não são mais tão distantes, mas ainda difíceis de diagnosticar no momento certo. O estudo mais recente divulgado sobre a depressão, feito pela Organização Mundial da Saúde, mostra que no mundo, 5% da população sofre da doença.
No Brasil, a depressão atinge 10% da população, mas menos de 5% sabe que tem a doença. Por isso é importante prestar atenção em si mesmo, nos colegas, nas crianças e nos adolescentes, que acabam se afastando do convívio por conta da depressão e até cometendo automutilações e, em casos extremos, tirando a própria vida.
Para falar desse tema, entrevistamos a psicóloga e psicanalista Juliane Kravetz. Assista ao vídeo:
E quem estiver passando por dificuldades e não consegue conversar com amigos e familiares, pode procurar o Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo telefone 188. O número é disponível em todo o território nacional.
LEIA TAMBÉM