• Carregando...
(Foto: Bigstock)
(Foto: Bigstock)| Foto:

A pneumonia é a segunda doença respiratória mais comum no Brasil, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, divulgados no início de novembro. No mundo todo, a doença é a terceira causa de morte e a infecção que mais atinge crianças abaixo dos cinco anos de idade, conforme a Organização Mundial de Saúde. Ainda de acordo com a entidade, a cada ano morrem cerca de 1,6 milhão de pessoas no mundo devido a doença.

Febre intensa, dores para respirar e tosse recorrente são sinais importantes e que não podem passar batido, mesmo com o fim do inverno: embora os sintomas sejam parecidos entre a pneumonia e a gripe comum, ao longo do tempo é fácil diferenciar os sinais e a gravidade das doenças. No caso da pneumonia, a busca pelo tratamento, o quanto antes, é essencial para a cura.

Para diferenciar quando é uma gripe comum de quando é a pneumonia, confira alguns sintomas de cada doença:

Gripe comum:

– febre alta, acima de 38ºC;

– cansaço;

– fraqueza;

– dores pelo corpo, nos músculos, na cabeça;

– tosse seca;

– dura entre cinco a sete dias.

Pneumonia:

– febre alta, acima de 38ºC e persistente;

– tosse mais seca no início e mais carregada, com secreção depois;

– dores pelo corpo, mas principalmente nas costas, na altura do pulmão;

– dores quando tosse;

– falta de ar, dificuldade para respirar;

– calafrios;

– tratamento dura entre sete a 10 dias, com antibiótico (se for a infecção bacteriana) ou antiviral (se a infecção for por vírus). Para uma recuperação completa, no entanto, a pessoa pode levar entre duas a três semanas.

Gripe pode ser porta de entrada para pneumonia

“A doença vai modificando os sintomas e a pessoa passa a ter falta de ar. Não fica tão banal. A febre chama bastante a atenção. Se persistir a febre, com tosse com secreção e catarro, e aquela pontada quando respirar, é importante buscar o médico porque são sinais de pneumonia”, explica a médica pneumologia Glaucia Barbieri, do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC/UFPR).

Embora muitas pessoas ainda confundam, a pneumonia não é uma gripe “piorada”, conforme ressalta a médica especialista. “O que faz as pessoas confundirem as doenças é que a gripe pode ser uma porta de entrada para a pneumonia, porque afeta o sistema imunológico, deixando-a mais propensa a outras infecções, como a pneumonia. Mas isso não significa que só terá pneumonia depois de uma gripe. A pneumonia pode vir por uma infecção viral ou mesmo bacteriana”, reforça Glaucia.

Raio-x e exames de sangue são essenciais para o diagnóstico precoce 

Os sintomas podem denunciar a presença da doença, mas o diagnóstico final é feito com exame de raio X (radiografia) do tórax e exame de sangue.

Alerta especial aos idosos, pacientes com doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, insuficiência cardíaca e renal ou alteração de imunidade, e crianças. “Para eles há a indicação das vacinas, disponível tanto no posto de saúde (pneumo 23) quanto nas clínicas privadas (previnar 13), sempre sob prescrição médica”, explica a especialista.

LEIA TAMBÉM

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]