Saúde e Bem-Estar

Guilherme Grandi, com Estadão Conteúdo

Quais são os sintomas da hérnia de disco que acometeu Anitta e fez ela reduzir o ritmo

Guilherme Grandi, com Estadão Conteúdo
17/08/2018 15:43
Thumbnail

A lesão foi revelada pela cantora após o show em Barretos, na última quinta-feira. Foto: reprodução Instagram.

As coreografias de Anitta devem ficar menos intensas a partir de agora. A cantora foi diagnosticada com hérnia de disco, que ocorre quando parte de um disco intervertebral sai da posição e comprime os nervos a partir da medula espinhal. O problema é mais comum nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento. O problema de saúde foi revelado pela própria cantora, no perfil oficial dela no Instragram.
“Hoje é aniversário da minha fisioterapeuta e ela escolheu passar comigo. Gente, eu tenho tanto carisma (risos). Na verdade não é não, é que saiu o meu laudinho e eu estou com uma hérnia de disco e se ela não me acompanhar agora eu vou ficar entrevada, então agora ela fica comigo”, explicou Anitta, durante uma viagem a Barretos.
Na noite de quinta-feira, 16, a cantora participou do palco principal da Festa do Peão de Barretos e abriu o espetáculo com Bang, hit que ultrapassou 300 milhões de visualizações no Youtube.
Sintomas e tratamento
“Os primeiros sintomas da hérnia são dor intensa na região lombar e nas pernas, em que a pessoa sente que `travou´ ao fazer um determinado movimento”, explica a fisioterapeuta Christina Cepeda, professora da Universidade Positivo (UP), em Curitiba.
Ela explica que há diferentes níveis de lesão causados pela hérnia de disco. Os mais leves podem ser tratados apenas com sessões de fisioterapia. Já outros necessitam de cirurgia para a correção.
“Só para tirar a dor pode levar no mínimo duas semanas, e depois varia de acordo com a pessoa, o desenvolvimento da musculatura dela, a reeducação postural, a mudança de hábitos do dia a dia (como tirar uma sacola de compras do carro, por exemplo), etc”, completa a fisioterapeuta.
A hérnia de disco pode tirar a cantora Anitta dos palcos, se não for tratada adequadamente. Foto: reprodução Instagram.
A hérnia de disco pode tirar a cantora Anitta dos palcos, se não for tratada adequadamente. Foto: reprodução Instagram.

Prevenção

Para prevenir o aparecimento da hérnia de disco, Christina Cepeda orienta que as pessoas tenham uma atividade física regular e orientada por um instrutor. Exageros na academia podem acabar desencadeando a lesão, ao invés de preveni-la.
Também é preciso fazer uma reeducação postural e dos hábitos do dia a dia, “E quando começarem as dores, já procurar um médico ou fisioterapeuta”, finaliza.
LEIA TAMBÉM: