Saúde e Bem-Estar

Da redação

Sol demais envelhece a pele do rosto, colo e mãos

Da redação
03/10/2016 14:00
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

Engana-se quem acha que todas as mudanças no rosto, mãos e peito, com o passar dos anos, sejam apenas da idade. O sol é um dos principais fatores para as características de envelhecimento comumente conhecidas, como as manchas de pele. Cerca de 80% dos sinais visíveis da idade são devido ao sol, de acordo com informações da médica Adriana Schmidt, e isso vale para homens e mulheres.
Leia mais
Nas mãos e peito, as manchas são os sinais mais comuns, bem como no rosto, mas o sol também leva a um processo mais rápido de flacidez. O lado bom é que são sintomas que podem ser prevenidos com a proteção solar, ou o filtro solar.
“Existem filtros específicos para cada tipo de pele do rosto e embora existam tipos próprios também para as mãos, não é necessário um produto diferente. O mesmo filtro que a pessoa usa no rosto também pode ser usado nas mãos, no peito. Claro, se a paciente quer algo bem específico, é possível sugerir filtros que são direcionados para cada área do corpo”, explica Adriana, que falou sobre essas questões no Papo Saúde na quinta-feira (29), sob o tema ‘Planejando estrategicamente a sua beleza’.
A recomendação dos especialistas é para que o filtro seja reaplicado na pele a cada duas horas, para uma efetiva proteção. Na prática, porém, manter essa frequência é muito difícil. “Não dá para pedir para o paciente passar o filtro a cada duas horas. Se passar o filtro no rosto pela manhã e reaplicar na hora do almoço, está muito bom, para um dia corrido de trabalho. Nas mãos, como o filtro sai mais facilmente, o ideal é usar luvas”, diz a médica.
Como aplicar?
É preciso tomar cuidado, também, na hora de aplicar o protetor solar. A palma da mão se assemelha a uma esponja. “Quando a pessoa aplica o protetor na palma da mão, esfrega uma na outra, e depois aplica no rosto, boa parte do filtro é absorvido pela mão, e pouco chega ao rosto”, alerta Adriana. “O ideal é depositar o filtro direto no rosto e usar as pontas dos dedos para espalhar”, conclui.
Maquiagem x protetor solar
Algumas maquiagens – como base, BB cream ou CC cream – apresentam na composição a proteção solar. Essa proteção, porém, não é garantida, de acordo com a médica Adriana Schmidt. “Não sabemos se tem proteção UVA na maquiagem. O filtro é como um remédio, deve ser prescrito por um médico para a sua pele”, diz.
Existe uma diferença importante, segundo alerta a médica, entre maquiagem com protetor solar e filtro com cor. O filtro continua sendo filtro, com sua proteção solar, com a adição de uma cor. Já a maquiagem é, em primeiro lugar, maquiagem.