Saúde e Bem-Estar

Amanda Milléo

Sol também é importante para a saúde: veja os horários seguros para exposição

Amanda Milléo
23/01/2018 07:00
Thumbnail

Para síntese de vitamina D, são necessários cerca de 15 minutos por dia ao sol sem proteção. Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo. | Albari Rosa

“Preciso ficar sob o sol sem proteção para meu corpo sintetizar a vitamina D” é uma das frases que os amantes do sol gostam para se expor sem proteção, especialmente no verão.
Ela não deixa de ser verdade: a síntese do hormônio ainda conhecido por vitamina D exige, sim, os raios solares. Mas a exposição não precisa ser por muito tempo, e há um horário seguro para isso.
“O sol do meio dia é o que tem mais raios ultravioletas e é o mais indicado para a exposição visando a vitamina D. Mas ele não é necessário. A pessoa pode se expor no começo da manhã ou fim de tarde, durante 15 a 30 minutos e isso é suficiente”, explica o endocrinologista Mauro Scharf, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, médico do hospital Nossa Senhora das Graças e diretor da Unimed Laboratórios.

Vitamina D: síntese precisa mesmo de sol?

Cada vez mais, médicos dermatologistas e endocrinologistas orientam os pacientes para uma exposição segura, visando a prevenção ao câncer de pele. A neoplasia tende a causar mais danos à saúde que a deficiência de vitamina D, que também pode ser facilmente reposta através da suplementação oral.
A dermatologista Maria Cristina Araújo Pinto reforça que a atenção maior precisa ser a proteção e prevenção ao câncer de pele. “A questão da vitamina D é bem controversa ainda. Ela é absorvida pela alimentação e precisa do sol do meio dia para o corpo sintetizar, mas isso é orientado a pessoas com alto risco de osteoporose. E bastam 15 minutos em uma área pequena do braço, cerca de 20 centímetros para a reposição. O risco do câncer de pele é, muitas vezes, maior do que corrido uma osteoporose, exceto em casos graves”, reforça.
A proteção via filtros solares ou roupas com fotoproteção, portanto, é sempre indicada. “Até porque não existe protetor solar 100% eficaz. Sempre passa o raio e você absorve um pouco”, explica a médica.
Da mesma forma, se a pessoa tiver a pele mais escura ou envelhecida, a síntese da vitamina D também é comprometida. “Quanto mais velha for a pele, menor é a síntese. Se você pedir para uma senhora tomar sol por causa da vitamina D, não faz sentido. É melhor a reposição via oral. Pessoas com pele escura, também não adianta. E quem tem pele clara, pouco tempo de sol já é suficiente para a síntese”, explica Lígia Martin, médica dermatologista presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, seção Paraná.

Vitamina D na alimentação

Se a preocupação é com a vitamina D, vale reforçar a alimentação, outra via de absorção do verdadeiro hormônio. Salmão, sardinha, atum e ovos são algumas das fontes mais importantes.
LEIA TAMBÉM