Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
  • Ícone FelizÍcone InspiradoÍcone SurpresoÍcone IndiferenteÍcone TristeÍcone Indignado
Atenção ao sopro na vela do bolo! Pesquisadores descobriram aumento de 1.400% na quantidade bactérias no bolo depois do "Parabéns" (Foto: Bigstock)
Atenção ao sopro na vela do bolo! Pesquisadores descobriram aumento de 1.400% na quantidade bactérias no bolo depois do "Parabéns" (Foto: Bigstock)| Foto:

Na próxima festa de aniversário da família, lembre-se deste estudo realizado pela Universidade de Clemson, nos Estados Unidos. Curiosos para saber se o sopro na vela de aniversário tem alguma influência na segurança alimentar do bolo, os pesquisadores da instituição avaliaram a quantidade de bactérias no bolo depois do ‘Parabéns’.

Foram analisados 11 bolos, que receberam 17 velas pequenas, assopradas depois de os participantes comerem fatias de pizza – a ideia era recriar um cenário de festa de aniversário infantil. No topo do bolo, uma fina película era disposta logo depois das velas, para capturar qualquer microorganismo.

O resultado: a concentração de bactérias no bolo aumentou em 1.400%. O resultado foi comparado com bolos que não receberam nenhum ‘assoprão’.

via GIPHY

Bactérias amigas?

Embora o aumento tenha sido considerável e tenha chamado a atenção dos pesquisadores, ele não é preocupante para a saúde dos aniversariantes e convidados. “Mesmo se você assoprasse a vela 100 mil vezes, a chance de desenvolver uma doença provavelmente seria mínima”, explica Paul Dawson, em entrevista à revista norte-americana The Atlantic.

A boca está, geralmente, repleta de bactérias, que nem sempre são prejudiciais à saúde. A orientação do pesquisador é para evitar comer o bolo de aniversário apenas quando, claramente, o aniversariante estiver doente.

LEIA TAMBÉM

>>> Buraco do Padre reabre com acessibilidade a cadeirantes

>>> Um dos únicos borboletários do Paraná fica perto de Curitiba

>>> Adolescente sente-se ansioso durante voo e abre porta de emergência

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]