Saúde e Bem-Estar

Amanda Milléo

Sorriso do Firmino: dentistas revelam as técnicas que mudaram expressão do atacante

Amanda Milléo
02/07/2018 14:04
Thumbnail

(Foto: Reprodução Instagram do jogador da seleção Firmino)

O atacante da seleção brasileira Roberto Firmino não chamou atenção da torcida apenas pelo gol que marcou contra o México nessa segunda (02), facilitando a entrada do Brasil nas quartas de final da Copa do Mundo da Rússia 2018. O sorriso do jogador e a brancura dos dentes, todos os dentes, também fez o Brasil se perguntar: será clareamento?
De acordo com os especialistas ouvidos pelo Viver Bem, não se trata de um simples clareamento nos dentes. Há técnicas que modificam tanto a cor, quanto a forma dos dentes, deixando um sorriso mais harmonioso – o que parece ser o caso.
“O clareamento, sozinho, não chega a uma cor tão branca e tão uniforme, com todos os dentes muito brancos, muito acentuado, como é o caso. Isso pode ser observado, às vezes, em pessoas com a pele mais escura, onde o contraste com a pele favorece a cor do dente. No caso dele, é um caso de um tratamento estético com restaurações em cerâmica”, explica Cristian Higashi, cirurgião dentista e sócio proprietário da clínica conceito KI Odontologia.

Como a cerâmica nos dentes funciona?

Películas de cerâmica, que variam de espessura, são coladas com cimento próprio em cima de cada dente – que pode ser desgastado ou não, antes do procedimento. Cada película ou laminado de cerâmica é construído e moldado em laboratório, de acordo com cada paciente e objetivo: mudar a forma ou apenas a cor.
Se for uma película muito fina (0,2 milímetros, por exemplo), também conhecida por lentes de contato, não há correção da cor, apenas da forma do dente. Para corrigir a cor, é feito um desgaste do dente, de 0,6 a 1,2 mm de espessura, que recebe a película um tanto mais grossa também, mas que corrige a cor.
“As lâminas não saem. São coladas no dente. Se a pessoa se arrepender, é preciso fazer a retirada com uma broca. Mas, antes da cola definitiva, o dentista faz diversas provas com o paciente. Desde o momento do planejamento, o paciente sabe como ficará”, explica Sergio Vieira, coordenador do curso de especialização em Estética da Associação Brasileira de Odontologia, seção Paraná (ABO-PR).
Essa técnica não tem contraindicações, apenas algumas limitações, de acordo com Vieira. “Em pacientes com parafunção oclusal, bruxismo, apertamento dental, é preciso tratar esses problemas antes.”

Dentes muito brancos

Não apenas o formato perfeito dos dentes de Firmino que atraiu o olhar dos torcedores, mas também a brancura dos mesmos. A responsabilidade disso, conforme explicam os especialistas, recai única e exclusivamente ao jogador.
“A tonalidade é muitas vezes escolhida de acordo com o gosto do paciente. Alguns até permitem que seja de acordo com os princípios e conceitos estéticos do cirurgião dentista, mas muitas vezes é exigência do paciente”, explica Higashi.
A regra geral é: se os dentes estiverem funcionalmente bem, se a cerâmica estiver bem adaptada e os princípios de mordida, de oclusão estiverem dentro do ideal, o conceito estético da cor pode ser o do paciente.
Uma vez feito o laminado cerâmico, dificilmente a pessoa terá problemas com dentes escuros novamente. De acordo com Higashi, a cerâmica traz uma resistência importante às manchas. “Pode pigmentar com alimentos que tenham muito corante, mas são manchas facilmente removíveis com profilaxias periódicas. A pessoa não precisa passar por novos clareamentos.”
A durabilidade, média, para as lentes manterem a brancura do dente é de 10 a 15 anos. Já as cerâmicas em si não têm prazo de validade. “Você só troca se tiver algum problema, uma infiltração, fratura ou exposição da raiz, alteração na posição da gengiva. Do contrário, não”, diz o especialista.
LEIA TAMBÉM