Saúde e Bem-Estar

Redação

Stephen Hawking foi recordista em longevidade da Esclerose Lateral Amiotrófica

Redação
14/03/2018 12:34
Thumbnail

Stephen Hawking, em 2008, em uma viagem pela Espanha. Miguel Riopa/AFP

Stephen Hawking foi a pessoa que mais viveu com a doença após receber o diagnóstico de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). O diagnóstico foi feito na década de 60 e ele morreu aos 76 anos, em 14 de março de 2018, depois de realizar inúmeros feitos em sua área de atuação e virar referência mundial. Não foi confirmado se a causa da morte foi a doença.
A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), também conhecida como a Doença de Lou Gehrig, é uma enfermidade degenerativa pouco conhecida. De progressão usualmente rápida, ela é caracterizada pela crescente paralisia dos músculos, culminando com a incapacidade de respirar e a morte.
Desde que foi diagnosticado, os médicos haviam predito que em três anos, no máximo, Hawking estaria morto, no entanto ele desafiou o prognóstico.
Causa desconhecida
A causa específica da doença ainda é desconhecida e, segundo pesquisas, ela tem mais chances de aparecer a partir dos 65 anos. Estima-se que ocorra de um a três novos casos a cada 100 mil habitantes, por ano, e que aproximadamente seis pessoas tenham ELA em cada grupo de 100 mil. Assim, pode-se estimar que 12 mil pessoas, apenas no Brasil sofram da doença.
De acordo com a Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica (Abrela), o significado da ELA, é a fraqueza muscular secundária por comprometimento dos neurônios motores. Ou seja, os neurônios motores presentes no cérebro e na medula espinhal perdem sua capacidade de funcionar adequadamente, o que resulta em atrofia muscular seguida de fraqueza muscular crescente.
Veja frases de Stephen Hawking:
“Minhas expectativas foram reduzidas a zero quando eu tinha 21 anos. Tudo desde então tem sido um bônus.”
** 
“O aspecto negativo da minha fama é que eu não posso ir a qualquer lugar do mundo sem ser reconhecido. Não adianta eu usar óculos escuros e peruca. A cadeira de rodas me entrega” 
**
 “Sem imperfeição, você e eu não existiríamos.”
**
“Eu tenho vivido com a perspectiva de morrer cedo nos últimos 49 anos. Não tenho medo da morte, mas não tenho pressa para morrer. Eu quero fazer muita coisa antes disso.”
**
“Por mais difícil que a vida possa parecer, sempre há algo que você pode fazer com sucesso. O que importa é que você simplesmente não desista.”
**
“As maiores conquistas da humanidade vieram através da fala, e suas maiores falhas vieram pela falta dela. Não tem que ser assim. Nossas maiores esperanças poderiam se tornar realidades no futuro. Com a tecnologia à nossa disposição, as possibilidades são infinitas. Tudo o que precisamos fazer é nos assegurar de continuar falando.”
LEIA TAMBÉM