i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Saúde e Bem-Estar

Suor em excesso: os perigos de superaquecer o corpo em busca do emagrecimento rápido

Prática comum entre lutadores de MMA e celebridades fitness pode levar a uma desidratação extrema, perda de músculos e, em casos graves, à morte

  • PorAmanda Milléo
  • 10/04/2018 04:00
O processo de desidratação prejudica os músculos, a função renal e pode ser perigoso para a saúde do indivíduo, dizem especialistas. Foto: Bigstock
O processo de desidratação prejudica os músculos, a função renal e pode ser perigoso para a saúde do indivíduo, dizem especialistas. Foto: Bigstock| Foto:

O uso das sweat suits ou sauna suits, que fazem com que o corpo se aqueça e produza suor em excesso, não potencializa o emagrecimento. Pelo contrário. Além de gerar desidratação do organismo, a prática faz com que diminuam as reservas de carboidratos e aumentem as perdas de músculos, mas a gordura corporal se mantém. A pessoa, portanto, não emagrece aquecendo o corpo, embora possa perder peso a partir do suor.

>> Não basta comer direito: o horário das refeições afeta o emagrecimento

A prática, comum entre praticantes de MMA, é desaconselhada pelos especialistas, principalmente porque, sem o devido cuidado e orientação, pode levar o indivíduo a problemas de saúde graves. Durante um processo de perda de peso súbita, o lutador de MMA mineiro Alexandre Pereira da Silva sofreu um quadro de superaquecimento do corpo, enquanto desidratava na banheira de água quente e entrou em coma. Silva está nesse estado há dois meses.

“Quando você está aquecido, e fazendo exercício físico, perde a capacidade de a pele respirar, o que acelera o metabolismo. Mas é mínimo. O processo de desidratação prejudica os músculos, a função renal e pode ser perigoso para a saúde do indivíduo”, explica Gustavo Lenci Marques, professor de Fisiologia e Clínica Médica da PUCPR, professor de Clínica Médica e Cardiologia da UFPR e médico cardiologista do hospital Marcelino Champagnat.

>> Perto do inferno: Veja como funciona a perda de peso no MMA

O que leva a pessoa a achar que suar emagrece é a mudança no peso da balança. André Hauer, personal trainer e mestre em Exercício e Saúde, lembra que 70% do organismo humano é composto de água e, com a prática de exercícios sob aquecimento extra, uma parte desse líquido é transformado em suor. “É comum vermos na academia a pessoa que faz uma aula de corrida ou musculação e percebe, depois, que perdeu 1kg. Na verdade ela só transpirou um litro de água. Depois, com a alimentação e hidratação, esse peso é recuperado”, explica.

Para emagrecer, existe apenas uma fórmula: exercícios físicos regulares associado a escolhas alimentares mais adequadas ao organismo. “Quanto mais uma pessoa, sem experiência de treino, se submeter a uma transpiração excessiva, pode até morrer”, reforça o personal trainer.

Famosos, como a socialite Khloe Kardashian, são adeptos do uso de sweat suits visando o emagrecimento (Foto: Reprodução Instagram)
Famosos, como a socialite Khloe Kardashian, são adeptos do uso de sweat suits visando o emagrecimento (Foto: Reprodução Instagram)

Sinais de desidratação excessiva

Sob aquecimento extra, o organismo emite sinais de que precisa ser hidratado e que a prática de aquecer deve cessar.

“A boca fica seca, o coração acelera para tentar compensar a desidratação, pode ocasionar problemas urinários, fadiga muscular. Tudo isso acontece e depende da intensidade da desidratação. Se a pessoa fizer uma única fez, mas de forma intensa, pode levar a um quadro complicado de saúde”, explica Gustavo Lenci Marques, médico cardiologista.

Sempre buscar por orientação de especialistas

Toda prática de exercício físico deve ser supervisionada e orientada por um profissional habilitado na área e nunca tentar exercícios divulgados pela internet. “Tem tanta informação hoje na internet que acabam mais desinformando que informando. Sempre é indicado procurar um profissional capacitado”, reforça o médico.

LEIA TAMBÉM

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

    Fim dos comentários.