Saúde e Bem-Estar

Amanda Milléo

Crianças não podem tomar suco de fruta natural o dia todo

Amanda Milléo
28/03/2017 14:00
Thumbnail

Porções devem ser reduzidas do suco, mesmo natural, de frutas para evitar obesidade nas crianças (Foto: Bigstock)

Nem de caixinha e nem 100% natural, os sucos não são a melhor escolha para matar a sede das crianças, de acordo com o alerta da Associação norte-americana de Pediatria. A nova recomendação da entidade ressalta que o consumo dos sucos totalmente naturais devem ser limitados, pois podem impactar no controle do peso das crianças e na prevenção da obesidade infantil.
De acordo com a Associação, quatro a seis ounces por dia para crianças do primeiro aos 6 anos, o que representa entre 118 mL a 177 mL – ou um copo pequeno infantil, é uma quantidade de suco suficiente. Para crianças entre os 7 e os 18 anos, a quantidade aumenta de oito a 12 ounces, ou 236 mL a 354 mL – ou uma lata de suco.
“Existem vários estudos que mostram que a criança começa com o suco natural, mas com a correria do dia a dia lentamente vai passando a tomar apenas sucos de péssima qualidade. O excesso de peso está relacionado à má qualidade do suco e porque as crianças deixam de tomar água para matar a sede”, explica Maria Emília Suplicy Albuquerque, nutricionista do hospital Pequeno Príncipe, especializado em atendimento infantil.
Ao contrário da água, os sucos são bastante calóricos e, quando usados para matar a sede, acabam contribuindo no ganho de peso das crianças. “A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria é que a criança coma a fruta e tome a água, para a sede. Porque o suco não possui fibra nenhuma, ao contrário da fruta, e é preciso pelo menos duas laranjas para fazer um copo. Se a criança comer a laranja, diminui a ingestão calórica e ainda ingere as fibras”, explica a nutricionista.

200 mL de suco, por dia, para crianças até os 5 anos de idade são suficientes, de acordo com orientação da nutricionista.

Leia mais