Saúde e Bem-Estar

Da redação

Tablets agem como “sedativos” para crianças antes de cirurgia

Da redação
29/08/2016 20:30
Thumbnail

(Foto: VisualHunt)

Dos 4 aos 10 anos de idade, separar-se dos pais pode desencadear ansiedade em ambos os lados. Quando a separação é por conta de um procedimento cirúrgico, então, a angústia cresce. Uma nova pesquisa divulgada nesta semana no Congresso Mundial de Anestesistas, em Hong Kong, mostra que as crianças que brincam com tablets (no caso do estudo, foram usados iPads) para se distraírem antes das cirurgias que exigem anestesia geral, ficam menos ansiosas.
Leia mais
Os tablets seriam tão efetivos quanto os sedativos convencionais para reduzir a ansiedade de pais e crianças. O estudo, conduzido pelo médico francês Dominique Chassard, comparou os efeitos do medicamento sedativo midazolam, frequentemente usado antes da anestesia, com os jogos de tablets apropriados para as crianças entre 4 e 10 anos de idade, durante e depois do dia da cirurgia ambulatorial. A sensação foi avaliada tanto nas crianças, quanto nos pais.
As ansiedades foram medidas em quatro diferentes momentos: na chegada ao hospital; na separação dos pais; durante a aplicação da anestesia e no momento pós anestesia. A ansiedade dos pais foi medida nos mesmos momentos, exceto durante a aplicação da anestesia, porque não estavam presentes nesse momento. Depois que a criança recebia a última dose de anestesia ou 45 minutos depois que chegava ao quarto para recuperação, as taxas de ansiedade dela e dos pais eram avaliadas novamente.
Os pesquisadores perceberam que os níveis de ansiedade de pais e filhos atingiam níveis similares, com evolução parecida, e que o uso dos tablets é uma ferramenta não-medicamentosa que pode reduzir o estresse antes da cirurgia sem qualquer efeito sedativo na cirurgia ambulatória pediátrica.