Saúde e Bem-Estar

Guilherme Grandi

Sem desculpas! O frio não pode ser motivo para abandonar a rotina de exercícios

Guilherme Grandi
09/07/2018 07:00
Thumbnail

Foto: Bigstock.

Para muita gente, o inverno é a época do ano em que ficar em casa depois do dia de trabalho é praticamente uma regra. Pular muito cedo  da cama para se exercitar também é algo complicado de se fazer quando a temperatura cai muito.
E a desculpa de ficar poucos dias longe dos treinos já é o suficiente para atrapalhar  o condicionamento físico conquistado nos treinos —  por isso, adotar algumas estratégias práticas ajudam a manter a rotina mesmo nos dias de tempo carrancudo.

O que fazer?

O instrutor conta que é preciso ter força de vontade para manter o condicionamento físico durante o inverno. Foto: João Prospiter/divulgação.
O instrutor conta que é preciso ter força de vontade para manter o condicionamento físico durante o inverno. Foto: João Prospiter/divulgação.
A primeira atitude para não deixar a academia na primeira geada , diz o instrutor da academia Bodytech e atleta de triátlon Gabriel Teixeira, é “sair sem pensar muito”. “Tenha uma rotina de exercícios, metas e vontade de treinar. Isso ajuda a afastar qualquer sinal de mau humor e depressão dos dias cinzentos”.
É o que faz a coordenadora de gestão de pessoas Letícia Tokiko Azuma, que pula cedinho e às 6h30 já está na academia para os treinos de crossfit, que mantém pelo menos três vezes na semana.  “O difícil é levantar, mas depois que você esta lá é muito bom. Sem contar que o corpo fica mais ligado durante o dia”.

Arrume a mochila antes

Você até acorda na hora, mas ainda tem que arrumar as roupas e desiste de tudo: o segredo é deixar tudo pronto na noite anterior. “Quando está muito frio eu simplesmente coloco a roupa e vou, deixo tudo preparado na noite anterior junto à mochila”, conta a coach Elenice Brusque, que faz  musculação e pilates bem cedinho, às 7h30. “Quando vou à consultas posso dizer bem orgulhosa ao médico que, sim, estou fazendo exercícios físicos”.
Cuide também com as roupas usadas para o treino no frio:  o personal trainer ensina a usar uma camiseta de segunda pele para manter o corpo aquecido e proteger as extremidades, como mãos e pés.  Para quem treina em locais fechados fica mais fácil — é só manter as roupas usadas normalmente.

Não menos do que 3 vezes

A rotina de exercícios para quem quer manter o movimento em dia deve ter uma frequência de no mínimo três vezes por semana. Menos do que isso, segundo Gabriel, o corpo não mantém o condicionamento físico. Ele orienta, ainda, fazer sempre um bom aquecimento geral para evitar lesões ou desconforto após a atividade.
LEIA TAMBÉM: