Saúde e Bem-Estar

Rafael Adamowski, especial para a Gazeta do Povo

Tudo que você precisa saber contra a caspa

Rafael Adamowski, especial para a Gazeta do Povo
14/07/2016 14:00
Thumbnail

A caspa pode surgir de repente, mas alguns sinais são bem claros - como os pontos brancos. Fique de olho! (Foto: Bigstock)

Alterações hormonais, estresse, clima seco ou frio, mudanças bruscas de temperatura e alimentação de baixo valor nutritivo, com falta de proteínas. Estes são fatores que podem resultar na temida e desagradável caspa. A manifestação também pode ocorrer através do malassezia, um fungo naturalmente presente no couro cabeludo da maioria das pessoas.
A caspa aparece com uma inflamação crônica definida como dermatite seborreica, que surge em partes do corpo com maior produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas. Estas irritações naturais formam lesões na tonalidade avermelhada que descamam e provocam coceira.
Cura?
Sem cura definitiva, os sintomas da caspa podem ser controlados com o uso de medicamentos específicos para a pele e couro cabeludo. As substâncias medicinais geralmente estão presentes em xampus, condicionadores e tônicos capilares indicados para o problema, e costumam trazer resultados positivos. Os produtos mais conhecidos no combate da caspa são sulfeto de selênio, piritionato de zinco, corticoides, cetoconazol e ácido alfa-hidróxido (AHA).
Há xampus que melhoram a saúde do couro cabeludo, retiram resíduos de cosméticos e tratam dermatites e inflamações. Estes produtos eliminam total ou parcialmente a caspa que se acumula na superfície da pele. Indiretamente podem ajudar inclusive no controle da queda dos fios.
Leia mais
Os xampus podem ser encontrados nos supermercados e farmácias, definidos no rótulo como anticaspa, antioleosidade, e controladores de dermatites. Para saber o ideal, é preciso consultar um dermatologista, mas vale testar até encontrar aquele que dá melhor resultado.
E nos homens?
Nos homens a caspa começa a se manifestar com entradas, enquanto que nas mulheres surge rarefação difusa dos cabelos, com tendência à visualização do couro cabeludo, porém sem atingir a linha de implante capilar (sem entradas).
Atenção aos pontos brancos!
A caspa surge geralmente deste modo – através de pequenos pontos brancos – e fica aderida aos cabelos ou cai nas roupas. O fenômeno é acentuado no inverno pela menor exposição ao sol, diminuição da frequência das lavagens e uso de roupas escuras, que evidencia o problema.
Prevenção!
Quem não têm a doença, mas quer manter um cabelo bem tratado e com aparência saudável, a indústria moderna oferece uma grande variedade de produtos cosméticos específicos para os cabelos. Em geral, e sob circunstâncias normais, os cuidados com os cabelos incluem lavagem diária com um bom xampu, adequado aos tipos de cabelos, o que não causa maiores danos aos fios. No entanto, excesso de tintura e procedimentos podem levar a uma maior fragilidade capilar.
Permanentes, alisamentos, tinturas e descolorações devem ser feitas na frequência recomendada por bons profissionais e, de preferência, nos salões especializados. Para cada procedimento, recomenda-se hidratação, que pode ser caseira, com produtos adequados a cada tipo de cabelo, com ou sem queratina, sempre levando em conta cada caso específico.
Fontes: Tatiana Gabbi, assessora do Departamento de Cabelos e Unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com informações da Academia Brasileira de Tricologia (ABT).