Saúde e Bem-Estar

RBS, por Camila Kosachenco 

Um prato de macarrão ajuda a emagrecer, desde que ele faça parte das “novas massas”

RBS, por Camila Kosachenco 
06/06/2018 07:00
Thumbnail

Com o aumento da demanda, a indústria tem se esforçado para oferecer um leque maior de opções da massa. Quem ganha é a saúde. Foto: Visual Hunt

Por essa, as “nonas” não esperavam: de tempos em tempos, novas versões do tradicional macarrão chegam às prateleiras dos supermercados. A clássica receita à base de farinha de trigo tem sido acrescida de diversos ingredientes funcionais que tornam o alimento mais nutritivo.
Tem de tudo: massa com quinoa, aveia, soja, grão-de-bico e até mesmo whey protein – proteína do soro do leite muito usada pela turma da academia. Ou seja, aquele prato de macarrão pode representar não só uma porção generosa de carboidrato, mas também de fibras, vitaminas e até proteínas.
“A massa é muito consumida e pode ser base para alimentos saudáveis, com propriedades que beneficiem a saúde“, opina a engenheira de alimentos Cristina Mosmann Kern, responsável pelo setor de pesquisa e desenvolvimento de uma empresa gaúcha do setor.
Foto: Visual Hunt
Foto: Visual Hunt
Mas esse “boom” de opções é recente. Há pouco tempo, os macarrões integrais eram renegados nos supermercados. A mudança veio quando os consumidores começaram a enxergar a alimentação como uma forma de evitar, ou pelo menos retardar, problemas de saúde.
“Percebo que, de uns 10 anos para cá, as pessoas começaram a buscar alimentos mais saudáveis. A maioria das doenças que estão matando hoje é decorrente da má alimentação e dos maus hábitos de vida“, afirma a nutricionista Marlise Potrick Stefani.
Com o aumento da demanda, a indústria tem se esforçado para oferecer um leque maior de opções. Feiras voltadas para o setor de alimentos no Exterior focam em produtos diferenciados, como massas com antioxidantes na receita, conta a engenheira de alimentos Cristina:
“Também há a tendência do rótulo limpo: aquele que a pessoa lê e entende os ingredientes”, diz
E o sabor?

Além de um prato cheio para a saúde, esses produtos conseguem, na maioria das vezes, se igualar em sabor em relação as versões tradicionais. O macarrão com tapioca, por exemplo, se assemelha bastante à massa caseira. A versão com farinha de batata doce cozinha rápido e tem gosto levemente adocicado.

Veja algumas opções que já estão no mercado para variar sabores e nutrientes do tradicional prato.

Ingredientes funcionais nas massas

Grão-de-bico
Grão-de-bico. Foto: Bigstock.
Grão-de-bico. Foto: Bigstock.
Queridinha das dietas vegetarianas, essa leguminosa acrescenta fibras, vitaminas, sais
minerais e proteína ao macarrão.
Feijão
Feita com farinha de feijão branco, essa opção é interessante porque, além das fibras e da sensação de saciedade prolongada, contém uma substância chamada faseolamina, que regula a glicemia e a insulina, o que é muito importante, especialmente para diabéticos.
Lentilha
Adiciona ferro e proteína à receita. De acordo com a engenheira de alimentos Cristina Mosmann Kern, o uso do grão é bastante comum fora do país.
Farinha de arroz
“Se antes o bifum, macarrão oriental, era uma das poucas opções livres de glúten, agora ele disputa a atenção com outros produtos. Indicada para intolerantes e alérgicos à essa proteína, a massa de arroz não pode ser considerada um alimento extremamente saudável”, diz Marlise. Isso porque a versão tradicional é calórica e tem pouca fibra. Nesses casos, o melhor é investir nos produtos que usam a versão integral da farinha.
Tapioca
Sem glúten, essa versão se assemelha bastante às massas caseiras.
De milho
Também livre de glúten, essa massa tem fibras, vitaminas e é rica em carotenoides, um tipo de antioxidante.
Quinoa
Produtos com esse grão são ricos em vitaminas do complexo B, que oferecem uma série de benefícios para a saúde, além de magnésio, potássio, proteína e fibras.
Chia
Foto: reprodução.
Foto: reprodução.
Sucesso entre os produtos apresentados no Exterior, esse grãozinho pequeno tem proteínas, fibras e segura a fome por mais tempo.
 Whey Protein
Já pensou em consumir uma massa que não seja fonte somente de carboidrato, mas também ofereça uma boa dose de proteína? Esses produtos são boas opções para auxiliar o aumento da massa magra e o controle da fome. Só é bom ficar de olho no excesso: proteína demais pode sobrecarregar rins e fígado.
Batata doce
A massa com farinha de batata doce contém fibras e índice glicêmico baixo – ou seja, o organismo demora mais para transformar o carboidrato em glicose.
Com vegetais
Fusilli pasta colored background. Classic Italian pasta in the form of a spiral of durum wheat. Raw pasta is put on a plate. Pasta from flour with additives of beets, carrots, cherries and spinach.
Fusilli pasta colored background. Classic Italian pasta in the form of a spiral of durum wheat. Raw pasta is put on a plate. Pasta from flour with additives of beets, carrots, cherries and spinach.
Espinafre, cenoura e beterraba, além de darem uma cor especial às massas, acrescentam vários nutrientes ao prato.
LEIA TAMBÉM