• Carregando...
(Foto: Bigstock)
(Foto: Bigstock)| Foto:

A vacina BCG, que estava em falta em Curitiba, voltou a ser aplicada nos postos de saúde da cidade. De qualquer forma, as dúvidas em torno do imunizante, que protege contra as formas graves da doença tuberculose, continuam.

Embora a tuberculose tenha tido a prevalência no Brasil reduzida, surgem ainda 70 mil novos casos todos os anos, que levam a 4,5 mil mortes, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

>> Antes de vacinar BCG, contra tuberculose, converse com o pediatra da criança

O imunizante, aplicado ainda no primeiro mês de vida da criança, traz sinais característicos após a aplicação, que nem sempre os pais se dão conta da importância.

O primeiro deles é a cicatriz no braço, que surge primeiro como um nódulo ou uma pequena elevação na pele, logo depois da vacinação, e nunca desaparece. Se a criança não apresentar a cicatriz, os pais devem buscar pelo médico pediatra ou um imunologista.

A falta da cicatriz pode ser um sinal de uma imunodeficiência primária. A mesma suspeita recai se a criança apresentar infecções recorrentes mesmo depois da aplicação da vacina BCG.

Se houver casos de outras crianças na família que sofreram infecções graves nos primeiros meses de vida, tais como meningite, septicemia, abscessos, pneumonias de repetição ou infecções de ouvido frequentes, busque o pediatra ou imunologista antes de aplicar a vacina BCG. Essas infecções podem indicar deficiências do sistema imunológico e, por serem alterações genéticas, acometem também outros membros da família.

Pais devem ter atenção redobrada caso a cicatriz no braço da criança for maior que o tamanho mais comum, se aparecerem ínguas embaixo do braço ou na lateral do pescoço, ou ainda no mesmo lado em que a vacina foi aplicada. Também é preciso atenção se a aplicação da vacina gere uma ferida que demore a cicatrizar.

Sinais comuns depois da vacina BCG

Não é preciso alarme dos pais no caso do surgimento de alguns sinais, depois da aplicação da vacina BCG. Esses sinais são comuns e indicam o funcionamento adequado do sistema imunológico da criança. Confira!

    1. Meu filho tem um nódulo no braço. Fique tranquilo. É comum a aparição de um nódulo, ou uma pequena bolinha, no braço ? exatamente no local da aplicação da vacina
    2. O nódulo se transformou em uma crosta. Depois de uns dias, o local do nódulo vira uma crosta mesmo, que cai em alguns dias a mais e gera uma lesão ulcerada, como se fosse um machucado.
    3. A vacina gerou uma cicatriz. Em questão de semanas, o machucado anterior se transforma em uma cicatriz, de tamanho pequeno. Isso indica que o organismo está reagindo à vacina e formando os anticorpos.

Febre e mal estar NÃO são sinais de reação da vacina. Caso a criança tenha esse tipo de reação, procure um médico. Da mesma forma, fique de olho se formarem ínguas embaixo do braço e na lateral do pescoço.

LEIA TAMBÉM

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]