Saúde e Bem-Estar

Redação

Vacina fracionada contra a febre amarela protege por tempo limitado

Redação
05/02/2018 18:00
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

O anúncio de fracionar as doses da vacina contra a febre amarela em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia chamou a atenção da população nas últimas semanas. A principal dúvida dos imunizados é com relação ao tempo de proteção.
Na dose normal, de 0,5mL, a vacina tem se mostrado bastante duradoura, protegendo durante toda a vida, sem a necessidade de reforço. Com relação à dose fracionada, estudos realizados pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Biomanguinhos/Fiocruz), fabricante da vacina, mostraram um tempo médio de oito anos de imunização – mas podendo ser maior.
A estimativa de oito anos veio a partir dos dados coletados pela Fiocruz, mas especialistas indicam que pode ser um tempo ainda maior. Ainda assim, pela dúvida, é recomendado que, quem receber a dose fracionada, receba acompanhamento médico para a verificação do imunizante. As pessoas que receberam a dose fracionada podem, ou não, precisar de um reforço mais para frente.
A estratégia de fracionar a vacina, conforme informações da própria Fiocruz, é uma recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) quando há risco de expansão da doença de forma intensa, como é o caso. São Paulo e Rio de Janeiro receberão, a partir desta quinta-feira (25), as doses de 0,1mL para cada pessoa, enquanto a Bahia adotará o fracionamento em fevereiro.

Dúvidas sobre vacina contra febre amarela

Moro em Curitiba. Preciso me vacinar diante do aumento nos casos da febre amarela em São Paulo?
Não. Hoje, a vacina contra a febre amarela, para os moradores de Curitiba, é indicada somente quando houver viagem marcada para regiões de risco, como São Paulo, ou países que exigem a imunização contra a doença. Do contrário, não é necessária a imunização – que é, inclusive, contraindicada a alguns grupos.
Já tomei vacina contra a febre amarela, mas faz mais de 10 anos, preciso tomar novamente?
Não. Estudos com a vacina nos últimos anos mostraram que a proteção tem um tempo longo e não é preciso reforçar a dose a cada 10 anos, como era a recomendação antiga. Se você já tomou a vacina, portanto, está protegido.
A vacina é a única forma de prevenção da doença?
Não. Além da vacina, é possível se prevenir evitando a picada do mosquito, com o uso de repelentes, telas de proteção, mosquiteira, telas nas portas, uso de roupas compridas, etc. Embora não sejam medidas muito faladas, elas têm impacto importante na prevenção da doença.
Vou viajar para países que exigem a vacina, ou para áreas de risco. Preciso tomar a vacina?
Sim. A vacina é indicada para quem for viajar a países que exigem a vacinação ou para quem for visitar as cidades em áreas onde a imunização é recomendada.
Quanto tempo antes de viajar devo tomar a vacina?
A vacina contra a febre amarela deve ser aplicada 10 dias antes da viagem.
Onde posso me vacinar em Curitiba?
O imunizante está disponível em todas as 110 Unidades Básicas de Saúde da capital. Nas clínicas particulares, a Associação Brasileira das Clínicas de Vacina alertou que novas doses do imunizante chegarão no fim de fevereiro.
LEIA TAMBÉM