Saúde e Bem-Estar

Marina Mori, especial para a Gazeta do Povo

Batata doce ajuda a emagrecer, mas não a versão frita!

Marina Mori, especial para a Gazeta do Povo
23/09/2019 13:00
Thumbnail

A batata doce pode ser encontrada em diversas cores, mas a roxa é a sua versão mais completa. Somente na casca há inúmeros minerais e vitaminas que funcionam como antioxidantes poderosos, como a antocianina e o betacaroteno. Foto: Bigstock. | Gazeta do Povo

No reino dos tubérculos, a batata doce é soberana. Ela é rica em fibras, proteínas, ferro, magnésio e potássio além de conter vitamina A, um nutriente essencial para manter a saúde da pele e do cabelo, e vitamina C, que funciona como um poderoso antioxidante.
Se os benefícios ainda não parecem suficientes, atenção: a batata doce também ajuda na perda de peso e no ganho de massa magra, objetivos quase unânimes de quem pratica exercícios físicos.
Veja as razões para você manter este alimento sempre no topo da lista de compras do hortifrúti, com informações das nutricionistas Magda Rosa Ramos da Cruz e Daniela Cierro:

Perda de peso Embora seja um carboidrato, a batata doce libera seu açúcar lentamente no sangue (tem baixo índice glicêmico). Isso evita que o organismo sofra com os picos de açúcar e, consequentemente, de insulina. Além de manter a saciedade por mais tempo, contém uma quantidade maior de micronutrientes se comparada a outros alimentos de baixo índice glicêmico, como a tapioca e o arroz integral.

Batata doce é sinônimo de vitamina A
Você vai se impressionar com essa informação: a batata doce fornece quase 100% da recomendação diária de vitamina A ao corpo humano.
Isso porque cada 100 gramas contêm cerca de 350 mcg de retinol (vitamina A) e o consumo diário deste nutriente deveria ser cerca de 1000 mcg para homens e 800 mcg para mulheres.
Ou seja, uma batata doce de aproximadamente 300 gramas supre em torno de 90% das necessidades de um homem e quase 100% de uma mulher.
Quanto mais colorida, melhor
A batata doce pode ser encontrada em diversas cores, mas a roxa é a sua versão mais completa.
Somente na casca há inúmeros minerais e vitaminas que funcionam como antioxidantes poderosos, como a antocianina e o betacaroteno.
Com relação ao valor calórico, os índices não mudam muito — a variedade roxa apresenta o equivalente às outras batatas doces.
VEJA TAMBÉM

O modo de preparo também importa
Não adianta só trocar a batata inglesa pela doce se você optar por fritá-la.
Para a versão mais saudável, asse em temperatura baixa (entre 160˚C e 180˚C) ou cozinhe no vapor até obter uma textura tenra.
Se a batata for preparada na água, preste atenção ao tempo de cocção: quanto mais cozida, maior seu índice glicêmico.
Quantidade certa
Assim como outros alimentos, não existe uma quantidade ideal de batata doce a ser consumida por dia. Deve-se levar em conta o modo de vida de cada pessoa, como a prática de exercícios e suas necessidades de nutrição.

Antes ou depois do treino? A dica é consumir o tubérculo antes de praticar exercícios físicos, pois seu açúcar será liberado aos poucos, ou seja: o organismo terá energia de sobra durante o treino e não perderá massa muscular. De quebra, a batata doce também facilita a perda de gordura.

Efeito turbinado
Para uma saúde blindada, não esqueça de consumir a batata doce junto com outras fontes alimentares. Uma refeição equilibrada é composta por carboidrato, proteína e minerais/vitaminas, portanto capriche na variedade!