Patrocínio

Hospital Pilar X-Leme Diagnóstico Por Imagem Mantis Diagnósticos Avançados

Veja como “ressuscitar” aquela esteira que está parada em casa

Com um pouco de boa vontade dá para colocar o equipamento de novo em sua vida e na sua rotina

(Foto: Bigstock)

Ter uma esteira abandonada em algum canto da casa é uma cena bem comum nas residências brasileiras.

Um dos itens de ginástica mais vendidos em sites de compra e venda é a tal esteira — de todos os tipos e valores. A vontade em se ver livre do equipamento é tamanha que muitos proprietários nem percebem que caminhar e correr são apenas alguns dos movimentos que o aparelho permite.

Antes de ligar na tomada e colocar a esteira de novo em funcionamento, porém, alguns cuidados são essenciais para o funcionamento (e resultado!) adequado da máquina.

O primeiro passo é observar o equipamento: se for uma esteira velha, antiga, limpe bem e veja se está em boas condições de uso.

Em alguns casos, é necessário que o aparelho passe por uma manutenção e lubrificação. Nunca use o equipamento se ele estiver apresentando defeitos, porque isso pode acarretar problemas durante o uso, ocasionando acidentes.

Se a esteira está em condições de uso, retire-a do canto escuro e escondido da casa.

“Se ela estiver em um canto que você não vê, você não vai usar. Coloque em um lugar visível, que o contato seja rápido, como a sala ou a garagem, onde tenha fácil acesso”, sugere André Hauer, personal trainer, finalista do prêmio Top Trainer Brasil 2016 e professor da Bodytech Crystal em Curitiba.

O ambiente em que a esteira está inserida faz toda a diferença e ela deve ser tratada como mais um item de decoração da casa.

“Assim como você pensa onde vai colocar a cadeira, tem que pensar na esteira. Por que não na sala de estar, em um lugar próximo do aparelho de televisão ou rádio? Ter acesso à música e a uma paisagem bonita torna a atividade muito mais prazerosa”, explica o personal trainer.

Iluminação e ventilação também são fatores importantes. Se o quartinho que você separou para ser o canto da ginástica não tem uma janela adequada, o risco de passar mal durante a prática de exercício físico é maior. Da mesma forma, se não tiver luz suficiente, acidentes podem acontecer.

Não tenho tempo

Crie um tempo. Pode ser bem cedo, antes de sair para o trabalho ou mesmo depois, logo quando voltar para casa.

“Hoje tem até mesmo esteiras projetadas com um desktop, com poucos comandos, como aumentar e baixar a velocidade, mas que permite que a pessoa trabalhe e caminhe ao mesmo tempo”, sugere André Hauer.

Os mais vendidos

Veja quais são os 10 itens de ginástica mais buscados pelos brasileiros:

  1. Esteira. Clássico para os iniciantes na vida fitness. Se ela estiver lá, parada, no meio da sala, só servindo de cabide, saiba que é o item esportivo mais procurado;
  2. Bicicleta. Uma das maiores aliadas de quem pratica exercícios, este item é cada vez mais usado pelos brasileiros e está em segundo lugar na lista dos mais pesquisados no site;
  3. Musculação. O famoso “projeto verão” não está completo sem os itens de musculação, também muito buscados;
  4. Patins. Alegria para todas as idades, são encontrados em diversas cores e estilos e ajudam a manter a forma ao ar livre.
  5. Stand-up (SUP). Febre dos últimos anos para os amantes do mar e das práticas esportivas aquáticas.
  6. Barraca. Ideal para quem quer se desligar da rotina das cidades grandes, o item é super procurado pelos aventureiros.
  7. Anilhas. Muito usadas nas academias e Crossfit, são queridinhas dos projetos fitness.
  8. Bicicleta ergométrica. Além de uma boa opção à esteira, é ideal para os que querem se exercitar em casa vendo TV, por exemplo.
  9. Speed. Um modelo de bicicleta mais leve, que alcança altas velocidades, ideal para quem quer levar o ciclismo ao próximo nível.
  10. Tenda. De vários tipos e tamanhos, são usadas em praias e em acampamentos para proteger do sol

O que fazer?

Sempre com orientação de um profissional de educação física e com a certeza de que o aparelho de esteira está desligado, é possível fazer alguns movimentos no equipamento que vão além da corrida e da caminhada.

Confira os movimentos sugeridos pelo personal trainer Roberto Souza Cardoso Filho:

– Flexão de braços;

– Fortalecimento da panturrilha. Pisando na ponta da esteira, ficando na ponta dos pés e descendo;

– Costas. Dependendo do tipo de esteira, é possível se segurar de costas e trabalhar os músculos posteriores;

– Afundo. Com uma perna em cima da esteira e outra embaixo, ou as duas em cima do aparelho, pode fazer o movimento de afundo.

– Step. No ritmo de uma música animada, subir e descer o aparelho, como um step.

“Antes de pensar em fazer qualquer exercício, é importante procurar um profissional da área”, reforça Roberto Souza Cardoso Filho.

LEIA TAMBÉM

 

8 recomendações para você

Deixe seu comentário