Saúde e Bem-Estar

Amanda Milléo

Ver tevê sentado aumenta risco de morte. Descubra por que!

Amanda Milléo
04/08/2016 20:30
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

Como a maioria das pessoas, você provavelmente vê televisão sentado no sofá ou deitado na cama. Talvez até faça suas refeições enquanto assiste a série favorita, e não veja os perigos nessa atividade tão comum. Saiba, portanto, que passar muito tempo sentado pode aumentar o risco de mortalidade e o desenvolvimento de doenças crônicas, e passar muito tempo vendo televisão é ainda mais perigoso, conforme alerta a série de artigos científicos publicados na última semana pela revista científica Lancet.
No nosso ambiente de trabalho normalmente passamos muito tempo sentado. Porém, por mais que passemos muito tempo em frente ao computador, no trabalho é comum levantar para pegar água, café, ir a uma reunião. Isso se traduz em movimento – ainda que pouco, diz Marcelo Bichels Leitão, médico especialista em Medicina e Cardiologia do Exercício e do Esporte, e presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte.

“No entanto, o tempo que a pessoa passa assistindo televisão tem um impacto mais negativo na saúde porque ela senta e não levanta mais. Passa horas ali, sem se mexer muito. Além disso, é comum também comer algo enquanto está nesse momento de lazer, e as propagandas estimulam constantemente o consumo de alimentos mais calóricos”, explica o médico.

Zero de exercícios somado a um consumo de alimentos calóricos se traduz em ganho de peso e gordura, além do aumento no risco de obesidade, diabetes, hipertensão, entre outras doenças crônicas.

Volte ao caminho certo

Corra, caminhe, nade, pule ou mesmo escale. Não importa a forma, apenas que você se mexa. Um dos artigos publicados na série da revista Lancet indica que mesmo quem passa oito horas por dia sentado pode diminuir e até eliminar o risco que o sedentarismo coloca na saúde.

Como fazer isso?

Separe entre 60 a 75 minutos por dia (ou 1h a 1h15) para atividades de intensidade moderada – e aí vale tanto a academia, quanto uma corrida pelo parque, que não tem custo nenhum.

“Os exercícios físicos atenuam, mas não eliminam, o aumento no risco à saúde associado ao tempo assistindo televisão. Se os longos períodos por dia sentados não possam ser evitados, por exemplo no trabalho ou no deslocamento, é importante que a pessoa seja fisicamente mais ativa nos momentos de lazer”, alerta o estudo.

Que tal esses?

O Viver Bem quer te ver saudável, e fez essa seleção de exercícios físicos e aparelhos diferentes – para não cansar, nem enjoar! Confira!

Simulador de escada. Quem conhece o aparelho elíptico, que simula uma corrida sem impacto, acha que o simulador de escada é fácil. Os resultados de subir e descer uma escada, em diferentes velocidades, aparecem principalmente nas coxas e glúteos.
Combine training. A ideia de combinar diferentes modalidades em uma mesma aula fez surgir o combine training. A mistura de Hiit, treinamento de alta intensidade intervalada, com sequências funcionais favorece um alto gasto calórico em uma aula de uma hora. Poucos equipamentos são usados nessa aula, que prioriza agachamentos, corridas e exercícios que usam o peso do corpo como contrapeso.
Barriga negativa. As aulas de Low Pressure Fitness focam em uma ginástica abdominal que ajuda quem quiser ter a chamada “barriga negativa”. Cada aula dura 30 minutos e a sucção do abdome, em apneia, provoca uma contração involuntária da musculatura do assoalho pélvico.
Krav Maga. Apesar de ter um apelo mais voltado à defesa pessoal, as aulas de Krav Maga também ajudam quem quiser perder medidas.
CX Workx. Em 30 minutos, as aulas de CX Workx são coreografadas e servem para quem quiser complementar o treinamento na musculação ou mesmo aeróbico. O gasto calórico médio é de 250 calorias por aula, e trabalha principalmente o fortalecimento muscular.
Crosscamp. Aulas de CrossFit, porém mais leves, é como se traduz as aulas de Crosscamp. Atividade multifunção, que trabalha fortalecimento muscular e respiração, em um circuito de exercícios de agachamento, levantar, puxar, empurrar e saltar. Os movimentos são feitos em sequência e sem pausas.
Circuito funcional. Pule obstáculos, fazendo movimentos de diferentes modalidades, como boxe e CrossFit, durante 45 minutos, em alta intensidade, três vezes na semana. O circuito funcional acelera o metabolismo e trabalha no modo aeróbico, visando perder medidas.