Saúde e Bem-Estar

Amanda Milléo

Você está tomando a quantidade suficiente de água?

Amanda Milléo
20/11/2016 09:00
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

Sentir sede não é o primeiro sinal do organismo pedindo por mais água, mas pode ser uma indicação tardia da falta do líquido no corpo. Crianças e adultos jovens tendem a sentir sede com mais frequência do que idosos, cuja preocupação com a hidratação também deve ser maior. Confira alguns dos principais sinais relatador por Heitor Lagos, médico clínico geral do Hospital Nossa Senhora das Graças e Santa Cruz.
Leia mais
Xixi de cor escura
O primeiro aspecto a ser notado, quando se avalia a quantidade de água consumida, é a urina. Se ela diminuir em quantidade ou ficar mais escura, concentrada, é sinal da falta de água no organismo.
Tente lembrar da última vez que fez xixi. Se não conseguir, é hora de tomar água.
Sensação de desmaio? Água!
Pessoas mais susceptíveis a desmaiar podem reclamar de tontura durante a prática de um exercício físico. Essa sensação é mais comum, porém, quando a pessoa não tem uma ingesta de líquido adequada.
Antes de começar o treino na academia (e durante, e depois da prática), lembre-se de tomar água.
Verão só com água
O calor chegou e você não intensificou o hábito de tomar água? Ajude seu organismo e encha a garrafinha.
Sede nos idosos
Os idosos têm a percepção da sede reduzida, em comparação a crianças e adultos jovens. Isso não significa, porém, que a necessidade deles por água seja menor. Por isso, idosos sofrem de desidratação mais facilmente e precisam ficar mais atentos ao consumo de água.
Diarreia nas crianças? Água nelas! 
Crianças pequenas e com pouco peso tendem a desidratar mais facilmente. Basta uma baixa ingesta de líquidos, fazer uma atividade física mais intensa ou mesmo um quadro de diarreia para que percam uma parte importante dos líquidos do organismo. Esse grupo deve receber atenção especial dos pais.

Qual é a quantidade ideal?

Não existe uma quantidade certa de água para todo mundo, pois depende do clima do local onde vive, a prática de exercícios físicos e o metabolismo de cada um. Mas existe uma variação, vista pela literatura médica, que recomenda de 1 litro a dois litros.
“A água hidrata, mas também serve de agente de prevenção de outras doenças. A água ajuda no metabolismo do organismo e até na imunidade. Um indivíduo bem hidratado está menos susceptível à infecções respiratórias, visto que a umidade do nariz e da boca serve de barreira contra infecções. Tomar água também previne a ocorrência de doenças renais, como o cálculo urinário, ou as pedras nos rins”, explica o clínico geral Heitor Lagos.  

Água x suco x água de coco x chás x …

Entre água, suco ou água de coco, para se hidratar, prefira a água normal. “Se usar em excesso outros líquidos, pode ter problemas. Existem casos descritos de uso exagerado de chás que desenvolveram problemas renais. O suco de laranja é rico em potássio que, para pessoas com problemas renais, pode causar problemas”, explica Lagos.