Saúde e Bem-Estar

Amanda Milléo

Pequenas plásticas rejuvenescem rosto; risco varia conforme intervenção

Amanda Milléo
28/09/2019 12:00
Thumbnail

A cirurgia mais comum das pálpebras é a blefaroplastia, de duração, entre uma e duas horas e rápida recuperação. Foto: Bigstock.

A gravidade é a grande “vilã” durante o processo de envelhecimento.
Ela é a responsável por “puxar” as estruturas da face para baixo, criando desde aquele aspecto de cansaço nas pálpebras até a conhecida papada, resultado da flacidez e perda de volume da pele.

Embora o envelhecimento seja um processo natural, alguns procedimentos estéticos e odontológicos podem melhorar os resultados da chegada da idade, deixando a face rejuvenescida.

Confira quais são as alternativas para rejuvenescer cada área do corpo com a ajuda dos especialistas, a cirurgiã dentista Délia Reinchenbach e o médico cirurgião plástico Julio Wilson Fernandes:
Testa
A aplicação de toxina botulínica tem muitos adeptos e promove resultados sutis, mas importantes.
Há locais certos para a aplicação, como a testa (e não na testa inteira, apenas em alguns pontos específicos que ajudam a ‘levantar’ o olhar), nas têmporas e, raramente, no pescoço. Regiões como acima do lábio não são recomendados para a aplicação porque a toxina pode se concentrar mais em um lado que em outro, deixando a boca assimétrica.

“Apesar de existirem muitos procedimentos disponíveis, o paciente precisa saber que ele jamais terá de volta o rosto de 20, 30 anos atrás, mesmo com melhoras significativas resultantes de intervenções simples”, diz Julio Wilson Fernandes, cirurgião plástico.

Pálpebras
A cirurgia mais comum das pálpebras é a blefaroplastia. Pode ser feita a qualquer idade, a partir dos 18 anos; tem curta duração, entre uma e duas horas de cirurgia, e rápida recuperação: em até quatro dias retira os pontos.

Dos benefícios, além da melhora na autoestima e a redução do aspecto de ‘cansado’ do olhar, pode melhorar até mesmo a visão do paciente.

Bochecha
A bichectomia é um procedimento no qual se retira a Bola de Bichat, uma estrutura gordurosa presente entre os dois músculos responsáveis pela mastigação. Portanto, é um procedimento que exige atenção. Além disso, caso a estrutura não seja muito grande, pode não trazer o resultado esperado.

“Não dá para garantir que a bichectomia vá deixar a pessoa com o rosto mais anguloso. Pior, às vezes o médico inclui a retirada da glândula submandibular, que é responsável pela produção de saliva, mas que pode afinar ainda mais o rosto. Pode não fazer diferença hoje, mas no futuro, quando a pessoa envelhecer e ficar com a boca naturalmente mais seca, a falta dessa glândula pode trazer problemas”, alerta o cirurgião plástico. 

Boca
Indicado a quem não tem tecido ósseo ou gengival, resultado de perda dos dentes, uma indicação é o uso de uma prótese dentogengival.
Fabricada em porcelana ou acrílico, a estrutura ajuda na simetria dos lábios, no reposicionamento dos músculos faciais e no “ganho” de gengiva, que contribui para deixar a boca mais bonita.
Embora o uso do acrílico seja mais barato, ele tem pontos negativos, como difícil higienização, além de ser um material mais poroso, o que contribui para o acúmulo de bactérias.

“No Brasil ainda é muito comum a perda de dentes. O que contribui para isso é a falta de higienização. A maioria das pessoas não usa fio dental, e essa é uma etapa tão importante quanto a escovação dos dentes, assim como a escovação da língua”, explica Délia Reinchenbach, cirurgiã dentista. 

Rosto em geral
Também conhecido por facelift, a ritidoplastia é uma cirurgia mais extensa, de duas a sete horas de duração, mas que tem resultados mais significativos.
Serve principalmente na redução das rugas. Pode ser feita a qualquer idade, mas é indicado a partir dos 20 anos, e a recuperação exige pelo menos 15 dias.
VEJA TAMBÉM