Saúde e Bem-Estar

Da redação

13 itens de carregar na bolsa para emergências médicas

Da redação
15/02/2016 12:46
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

Nem tudo que está na sua bolsa ou mochila pode servir em uma emergência médica. Jogue fora os recibos e papeis sem função, guarde as chaves, carteira e carregadores de celular. Retire tudo que for supérfluo, limpe bem e inclua esses 13 pequenos itens, porém essenciais, de auxílio médico. Confira:
1. Cartão do plano de saúde. Você nunca sabe quando pode precisar dele, então mantenha sempre dentro da carteira, junto com outros documentos.
2. Contatos de emergência. Seja no celular, através de aplicativos, ou mesmo um cartão guardado na carteira: não se esqueça de manter uma lista de pessoas próximas a você como contatos de emergência. Inclua todos os telefones dessas pessoas, bem como endereço.
3. Cartão das alergias. Se estiver sozinho durante uma emergência, não haverá ninguém por perto para dar informações essenciais aos médicos sobre sua saúde. Faça um cartão, e o deixe na carteira, com informações pessoais, como alergias, medicamentos que você faz uso, doenças crônicas, cirurgias que fez nos últimos anos, etc.
4. Água. Ficar desidratado, mesmo que de forma leve, pode levar a dores de cabeça, redução na concentração, fadiga e mau humor. Manter uma garrafinha com água na bolsa, portanto, é mais que essencial.
5. Analgésico. Não são para todos os momentos, mas quando aquela dor de cabeça aparecer fora de hora, é importante ter um analgésico na bolsa.
6. Antiácido. Aquela sensação característica de quem comeu além do que devia não deve ser tão recorrente. Mas, quando acontecer, ter um antiácido na bolsa pode ajudar.
7. Curativos de diferentes tamanhos. O curativo que cabe bem certinho no dedo que você sem querer cortou não é o mesmo curativo para o pé com bolha. Mantenha diferentes tamanhos de curativos para situações e emergências diferentes.
8. Lenço de papel. Ter lenços de papel guardados não são apenas para os momentos em que a gripe chega. Espirros não tem hora para chegar, assim como a tosse, e a educação (e o bom senso) ditam que você cubra a boca em ambos os casos.
9. Protetor solar. Passar o protetor solar apenas pela manhã, antes de sair de casa, não é suficiente. A reposição adequada do filtro é essencial para uma proteção completa. Use pela manhã, no almoço, e se sair do trabalho ainda com sol, não custa reforçar a camada.
10. Escova de dente, pasta e fio dental. Nem sempre dá tempo de ir para casa almoçar e escovar os dentes, mas ficar a tarde toda sem a limpeza adequada da boca também não é uma opção. Mantenha sempre um kit de higiene para momentos assim. Inclua também uma toalha de rosto e sabonete líquido.
11. Hidratante. Mãos também precisam de hidratação, especialmente em dias frios. Mantenha um creme para mãos na bolsa, e não se esqueça de sempre passar.
12. Álcool em gel. Se um dia estiver em um local sem água ou sabonete por perto, o álcool em gel na sua bolsa pode salvar. Embora não seja uma limpeza tão completa quanto a água, sabão e álcool, apenas o último ajuda na limpeza das mãos.
13. Guarda-chuva. Pode não parecer, mas o guarda-chuva pode ser determinante para manter a saúde. Lembre-se dos dias em que a chuva chegou de surpresa e você ficou todo ensopado, com aquela gripe à espreita. Ter um protetor nesses momentos pode manter a saúde em dia.