Saúde e Bem-Estar

Carolina Kirchner Furquim, especial

Etiqueta da tosse é fundamental para diminuir a circulação do vírus da gripe

Carolina Kirchner Furquim, especial
17/05/2016 18:08
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

Seguir uma conduta específica na hora de espirrar ou tossir pode parecer estranho, mas é uma das atitudes mais importantes para diminuir a propagação do vírus na gripe. A “etiqueta da tosse”, como é chamada, é recomendada por especialistas e consiste em cobrir a boca com a parte interna dos braços na hora de tossir ou espirrar. Ela ajuda a evitar a propagação da doença, especialmente entre pessoas que frequentam locais públicos ou ambientes fechados, que apresentam maiores chances de contágio.
O pediatra do Hospital Pequeno Príncipe e professor de infectologia pediátrica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Victor Horácio de Souza Costa Junior, afirma que esta etiqueta é extremamente eficaz para controlar, além da gripe, a transmissão de muitas outras doenças que comprometem o aparelho respiratório. “Em 2009, durante o surto de H1N1, as pessoas tiveram um comportamento tão responsável que pensei que não precisaríamos mais da área de infectologia”, brinca o pediatra.
LEIA TAMBÉM
Relacionamos aqui algumas atitudes que podem ser combinadas à “etiqueta da tosse” para evitar a transmissão da gripe por meio das secreções liberadas ao tossir ou espirrar:
– Nunca espirrar nas mãos, pois elas representam um dos principais veículos propagadores de doenças respiratórias, com destaque para a gripe;
Não utilizar lenços de pano, optando sempre pelos descartáveis;
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, em especial depois de tossir ou espirrar;
Não compartilhar alimentos e objetos de uso pessoal;
– Evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas;
– Manter as janelas dos ônibus sempre abertas, mesmo em dias frios.