• Carregando...
(Foto: Bigstock)
(Foto: Bigstock)| Foto:

Seguir uma conduta específica na hora de espirrar ou tossir pode parecer estranho, mas é uma das atitudes mais importantes para diminuir a propagação do vírus na gripe. A “etiqueta da tosse”, como é chamada, é recomendada por especialistas e consiste em cobrir a boca com a parte interna dos braços na hora de tossir ou espirrar. Ela ajuda a evitar a propagação da doença, especialmente entre pessoas que frequentam locais públicos ou ambientes fechados, que apresentam maiores chances de contágio.

O pediatra do Hospital Pequeno Príncipe e professor de infectologia pediátrica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Victor Horácio de Souza Costa Junior, afirma que esta etiqueta é extremamente eficaz para controlar, além da gripe, a transmissão de muitas outras doenças que comprometem o aparelho respiratório. “Em 2009, durante o surto de H1N1, as pessoas tiveram um comportamento tão responsável que pensei que não precisaríamos mais da área de infectologia”, brinca o pediatra.

LEIA TAMBÉM

>>> Aprenda a fazer a imersão em gelo após exercícios

>>> Sua cólica está atrelada a uma doença?

>>> Escolha o sutiã certo e viva sem aperto!

Relacionamos aqui algumas atitudes que podem ser combinadas à “etiqueta da tosse” para evitar a transmissão da gripe por meio das secreções liberadas ao tossir ou espirrar:

– Nunca espirrar nas mãos, pois elas representam um dos principais veículos propagadores de doenças respiratórias, com destaque para a gripe;

Não utilizar lenços de pano, optando sempre pelos descartáveis;

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, em especial depois de tossir ou espirrar;

Não compartilhar alimentos e objetos de uso pessoal;

– Evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas;

– Manter as janelas dos ônibus sempre abertas, mesmo em dias frios.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]