Televisão

BBB estreia 16ª edição apostando em mix de idades e dois curitibanos

Willian Bressan com Agência RBS
19/01/2016 11:43
Thumbnail
A partir desta terça-feira, as 70 câmeras da “casa mais vigiada do Brasil” começam a transmitir os passos dos novos participantes do “Big Brother Brasil” (RPC, 22h20min), que chega a sua 16ª edição. Com idades entre 19 e 64 anos, os 12 competidores que buscam o prêmio de R$ 1,5 milhão foram divulgados na semana que passou. Não se sabe, entretanto, se haverá mais gente entrando no jogo.
Depois de o paranaense Cézar Lima ter se sagrado vencedor na edição do ano, a Globo escalou dois participantes de Curitiba. O blog Poperô mostrou detalhes dos representantes da capital paranaense. O tatuador Laércio Moura, 53 anos, é ligado às artes. Seu nome aparece, por exemplo, no manifesto “Do Conceito ao Desenho”, do Mímesis Conexões artísticas. Suas postagens em redes sociais são típicas de um morador dos pinheirais. Frases como “chuva na noite de sábado em Curitiba” e “sim, sou brasileiro; não, não gosto de Carnaval”, figuram em seu Facebook. No Instagram é recatado: só tem seguidores e segue pessoas, sem postar nenhuma foto.
Ronan na praia em foto postada em rede social.
Ronan na praia em foto postada em rede social.
O estudante de filosofia Ronan Oliveira, 27, que já trabalhou carteiro – é mais do estilo “textão”. Além de estudar filosofia, a Ciência, gosta mesmo é de umas boas filosofias de vida. “Ter um amigo é como ter um tesouro, não existe nenhuma balança que pode pesar este tesouro….”, diz ele. Em uma possível referência à “nave louca” (apelido brega que Bial dá à casa do programa), publicou recentemente uma frase enigmática: “O futuro é uma nave que não sabemos pilotar”. Para a ex-chefe de Ronan, Roseli Bassi, presidente do Instituto História Viva, em que o brother trabalhou coordenando a equipe de voluntários e contando histórias, Ronan tem chances de chegar à final.  “Tenho certeza de que ele vai conquistar o público pelo estilo dele, humanitário”, afirma. Fundado há 10 anos, o História Viva é uma ONG da capital que treina e forma voluntários que atuam ouvindo e contando histórias para quem mais precisa.
.
O BBB Renan Oliveira é garoto propaganda de grife curitibana Guto Köech. (Foto: Rodrigo Marconatto)<br>
O BBB Renan Oliveira é garoto propaganda de grife curitibana Guto Köech. (Foto: Rodrigo Marconatto)<br>
O modelo paulista Renan Oliveira, de 29 anos, também é conhecido dos curitibanos. Pouco antes do confinamento para o programa, Renan finalizou a nova campanha da grife curitibana Guto Köech, especializada em terços e acessórios masculinos.  Produzida no AeroClube da cidade de Campinas (SP), a campanha foi fotografada por Rodrigo Marconatto e o trabalho do BBB Renan Oliveira pode ser visto em outdoors espalhados pela capital paranaense.
Fábrica de emoções
Pedro Bial recebeu um grupo de jornalistas e apresentou o conceito do cenário, uma fábrica antiga, que será ocupada por “operários”. São dois quartos, um de cinco lugares para dormir (seis, se contado o sofá) e outro, de seis. Há uma cama de casal em cada. O quarto do líder e a academia seguem na área externa. A casa de máquinas, o “coração” da fábrica, é o confessionário. A ideia é que a trama fabril interfira no jogo. “Eles vão despertar com um apito de fábrica, por exemplo”, adiantou Bial aos jornalistas.
As regras gerais do BBB foram mantidas: a votação segue no domingo, e o paredão, na terça. As provas de líder, anjo e comida continuam sendo a base do reality show. E as eliminações surpresas podem voltar a acontecer.
Segundo o diretor-geral do BBB, Rodrigo Dourado, o grande intervalo de idade entre o participante mais novo e o mais velho foi levado em conta na elaboração das provas. A proposta é que parte delas seja feita em grupos. “Teremos provas com etapas que exigirão esforço físico, concentração, equilíbrio e intelecto. Os brothers vão decidir quem faz o quê – disse Dourado, salientando que cada grupo terá integrantes de idades variadas, sem separação entre “velhinhos” e “novinhos”.