Televisão

‘BBB’ estreia apostando na diversidade de diferentes gerações e com torcida para curitibanos

Willian Bressan
19/01/2016 22:48
Thumbnail
A 16ª edição do “Big Brother Brasil” estreou na noite desta terça-feira (19) na RPC mostrando a tônica desta edição: o conflito de gerações. Respondendo às críticas de que não é cultura, o BBB começou mostrando fatos históricos – como o impeachment de Collor – e focou a apresentação dos participantes mostrando que essa edição será marcada por diferentes gerações e, principalmente, a mistura delas e o que uma tem a aprender e a ensinar para a outra.
Em uma estreia rápida e sem muitas novidades – além da da nova decoração da casa – o episódio mostrou a chegada dos participantes dentro de dois grandes contêineres colocados no jardim ao vivo. Depois das habituais apresentações individuais, os doze participantes foram divididos em três grupos e enfrentaram uma prova de resistência: uma maratona de dança que deve entrar madrugada a dentro.
Na apresentação dos participantes ficou claro que a ideia foi escalar pessoas com conteúdo – que vivenciaram fatos importantes – com os mais jovens. Há exceções, claro, a jornalista Ana Paula já ganhou o título de patricinha por não gostar de trabalhar. Pedro Bial fez questão de pontuar a principal característica dessa edição: “A participante mais nova tem 19 anos, a mais velha 64. Qual delas vai se mostrar mais jovem de coração?”, questionou.
Torcida e conselho de campeão
O estudante de filosofia Ronan Oliveira, 27, que já trabalhou carteiro e é um contador de histórias formado pelo Instituto História Viva começou a atração com a torcida de sua ex-chefe, a empreendedora social Roseli Bassi. “O Ronan tem uma história linda, ele com certeza vai inspirar outras pessoas na TV. Ele sempre teve o sonho de ter um milhão de amigos e agora tem a possibilidade de conquistar isso e muito mais”, afirma Roseli, que assistiu à estreia mesmo sem gostar do programa. Órfão, Ronan sempre morou em lares diferentes e aprendeu a conviver com as pessoas. “Com certeza ele vai agregar isso ao grupo. É uma pessoa de muita atitude, determinação e engajada em movimentos voluntariados”, completa Roseli.
O "brother" Ronan de Curitiba conta com a torcida de sua ex-chefe, Roseli Bassi (ao centro). Foto: arquivo pessoal<br>
O "brother" Ronan de Curitiba conta com a torcida de sua ex-chefe, Roseli Bassi (ao centro). Foto: arquivo pessoal<br>
 Ao Viver Bem, o vencedor da 15ª edição do BBB, o paranaense Cezar Lima, conta que se pudesse dar um conselho aos participantes do estado diria que deve-se arriscar e conquistar o público, evitando o jogo de dentro de casa. “Foquei no público que estava me assistindo e não fiz conchavos para imunidade ou coisa assim. É uma novela da vida real, deve-se potencializar os desejos do público, que quer se ver lá dentro”, afirma Cezar. “O público do Paraná é analítico, ele olha bem a história, as questões morais e só defende um participante se identificar. Eu e a Grazi temos em comum além do carisma e simpatia, a essência humilda e simples, que todo paranaense têm em si”, acredita Cezar. 
O outro participante daqui é o o tatuador Laércio Moura, 53 anos,  ligado às artes e que afirmou ter “fetiche por objetos cortantes”.
Frases
Adélia do BBB16 revela ter feitos várias plásticas (Foto: Gshow)
Adélia do BBB16 revela ter feitos várias plásticas (Foto: Gshow)
Os 12 participantes mostraram que não têm papas na língua e causaram com declarações polêmicas logo na estreia.  Adélia não esconde de ninguém que faz de tudo para manter as curvas no lugar ejá realizou várias cirurgias plásticas em nome da vaidade.”De original aqui, só a alma”, brincou a sister, que já fez rinoplastia, lipoescultura e colocou silicone no bumbum. Nem suas unhas e cíclios são naturais. Renan já avisou que não consegue ficar muito tempo sem sexo. O modelo deixou bem claro que pode movimentar o edredom dependendo da empolgação após as festinhas na casa.”Acho que só iria se tivesse bem alterado porque é difícil ficar sem sexo”, afirmou.  O curitibano Ronan ficou órfão aos quatro anos e, desde então, passou por muitos momentos difíceis.Além de superar a perda dos pais e do irmão, Ronan contou que ficou sozinha na rua quando criança:”Quando tinha 12 anos fugi da casa dos meus tutores e fui viver em outra cidade. Andei sozinho por quatro dias, sem ter a certeza de onde ir”.
Fábrica de emoções
A nova casa apresenta um conceito do cenário, uma fábrica antiga, que será ocupada por “operários”. São dois quartos, um de cinco lugares para dormir (seis, se contado o sofá) e outro, de seis. Há uma cama de casal em cada. O quarto do líder e a academia seguem na área externa. A casa de máquinas, o “coração” da fábrica, é o confessionário. A ideia é que a trama fabril interfira no jogo. “Eles vão despertar com um apito de fábrica, por exemplo”, adiantou Bial aos jornalistas.
As regras gerais do BBB foram mantidas: a votação segue no domingo, e o paredão, na terça. As provas de líder, anjo e comida continuam sendo a base do reality show. E as eliminações surpresas podem voltar a acontecer.
Segundo o diretor-geral do BBB, Rodrigo Dourado, o grande intervalo de idade entre o participante mais novo e o mais velho foi levado em conta na elaboração das provas. A proposta é que parte delas seja feita em grupos. “Teremos provas com etapas que exigirão esforço físico, concentração, equilíbrio e intelecto. Os brothers vão decidir quem faz o quê – disse Dourado, salientando que cada grupo terá integrantes de idades variadas, sem separação entre “velhinhos” e “novinhos”.