Televisão

“Globo Repórter” desta sexta-feira é produzido pela equipe da RPC

Da redação
27/11/2015 07:00
Thumbnail

A equipe diante das ruínas de Jesus de Tavarangué.

O “Globo Repórter” desta sexta-feira (27) desembarca no Paraguai e vai apresentar, em mais uma reportagem inédita, produzida pela RPC – Afiliada Globo no Paraná, o lado do país desconhecido pelo brasileiro, tão acostumado com o estereótipo que se tem do Paraguai, a partir das imagens capturadas na fronteira com o Brasil. “E é um estereótipo muito negativo que privilegia as notícias de combate ao crime organizado, tráfico, contrabando e afins. Mas o que descobrimos nessa viagem foi um país muito tranquilo, com um povo bastante acolhedor e desconhecido até mesmo pelos próprios paraguaios”, conta o chefe de Redação da RPC e diretor deste episódio Norberto Oda.
Durante 20 dias a equipe da RPC percorreu mais de quatro mil quilômetros, a partir de Foz do Iguaçu, para mostrar em detalhes, toda a riqueza cultural e geográfica do lugar. O trabalho contou com reportagem de Dulcineia Novaes, acompanhada do repórter cinematográfico Ramon Pereira. A produção é de Cristina Loose da RPC Foz do Iguaçu. A direção é de Norberto Oda, as imagens com drone de Rubens Vandresen e Jurandir Chaves foi o auxiliar técnico da equipe.
A repórter Dulcinéia-Novaes e o repórter-cinematográfico-Ramon-Pereira-no-alto-do-Cerro-León-no-Parque-Defensores-Del-Chaco
A repórter Dulcinéia-Novaes e o repórter-cinematográfico-Ramon-Pereira-no-alto-do-Cerro-León-no-Parque-Defensores-Del-Chaco
Paraguai
O país tem uma densidade demográfica concentrada mais ao sul e na região central. Ao norte, em algumas localidades do Chaco, a equipe relata que encontrou áreas praticamente desabitadas. “O que mais impressionou no Paraguai foi a natureza e a diversidade de paisagens cheias de extremos. São áreas de pântano numa região, quase de deserto em outras. E tudo ainda muito preservado. O país fica no coração da América do Sul e concentra biomas dos países vizinhos, como Pantanal e Mata Atlântica”, adianta a repórter Dulcinéia Novaes.
A beleza do Chaco, uma área onde a vida selvagem é abundante, especialmente as aves, também estarão no programa de sexta. E ainda: a tribo dos Ayoreos, considerada a única tribo indígena que vive isolada da civilização, fora da Amazônia.  E a Humaitá, palco de uma das batalhas mais sangrentas da Guerra da Tríplice aliança, quando Brasil, Argentina e Uruguai se uniram contra o Paraguai. Nesta guerra, perto de noventa por cento dos homens adultos paraguaios foram mortos.
Esta é a sexta edição internacional do “Globo Repórter” produzida pela RPC. A emissora já realizou um programa anteriormente no Paraguai (2005); Uruguai (2009); Moçambique (2013); Havaí (2014); Romênia (2015). O Globo Repórter vai ao ar na RPC nesta sexta-feira (27), logo após a novela ‘A Regra do Jogo’.