• Carregando...
SINTONIZANDO: Quem vai ganhar a disputa: novelas ou séries?
| Foto:

A novela “Além do Tempo” apresentou um novo caminho para as novelas. (Foto: Globo/Divulgação)

A escritora Gloria Perez compartilhou em seu perfil no Facebook que frequentemente ouve a mesma pergunta: afinal, a novela vai morrer? O futuro são as séries?

Autores de novelas vivem ouvindo a pergunta: a novela acabou? o futuro serão as séries? Não. A novela não acabou: o? Posted by Gloria F Perez on Quarta, 21 de outubro de 2015

O questionamento, válido, se soma a reflexão feita por esta coluna recentemente de que talvez o realismo estivesse matando a vontade dos telespectadores de acompanhar os folhetins brasileiros. Favelas, violência e repetição da paisagem urbana estariam contribuindo para isso? Citamos como exemplo de estar na contramão desta tendência “Os Dez Mandamentos”, da Record, que está fazendo sucesso justamente por não ter nenhuma das características citadas anteriormente.

Outro exemplo de sucesso é “Além do Tempo” (RPC, 18h30) que, recentemente, passou a exibir sua segunda fase, ambientada em 2015, depois de mais de 80 capítulos vividos no século 19. É verdade que passagens de tempo são comuns em novelas. Mas nunca se teve um salto no tempo tão grande como agora.

Mas só essa inovação não seria a resposta do sucesso junto ao público e à crítica. Ao apostar no velho e bom folhetim, com personagens bem definidos – sabemos desde o começo que Melissa (Paolla Oliveira) é a vilã e Lívia (Alinne Moraes) é a mocinha; e em situações típicas do gênero (amores impossíveis, traições, segredos obscuros, e outros que tais) – a trama mostra um futuro para o caminho da novela no Brasil.

Séries são boas. Novelas também. Quando não fogem da sua essência e do seu objetivo maior: ser um programa de entretenimento e não negar a sua essência folhetinesca.

  • O ator curitibano Daniel Siwek está confirmado na próxima novela bíblica da Record, ?A Terra Prometida?. Com estreia prevista para junho de 2016, ele participará dos primeiros 20 capítulos com o mesmo personagem de Os Dez Mandamentos.
  • O canal GNT está negociando com a atriz Monica Martelli para uma terceira temporada de ?Os Homens São de Marte e É Pra Lá Que eu Vou?. A série acompanha a vida de Fernanda e suas idas e vindas amorosas.
  • Comemorando 7 anos no ar e a vice-liderança em Curitiba e Região, a Rede Massa lançou seu novo slogan na última semana: “Faz a diferença”. Para o ano que vem, a afiliada do SBT adiantou que um reality sobre o mundo dos churrascos deve estrear no primeiro semestre.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]