Televisão

Fábio Assunção volta como um sedutor na novela “Totalmente Demais”

Estadão Conteúdo
31/10/2015 15:03
Thumbnail

Fábio Assunção teve um “mergulho profundo” na comédia com a participação em Tapas & Beijos , em 2011, ainda no primeiro dos cinco anos da série. Fotos: divulgação/TV Globo.

A busca pela reinvenção é uma constante na vida dos atores. E Fábio Assunção conseguiu dar um novo rumo à sua carreira ao se aventurar por completo na comédia. O mergulho profundo começou com a entrada em Tapas & Beijos, ainda no primeiro dos cinco anos da série, em 2011. E parece coroado agora, com sua escalação para viver um dos protagonistas de Totalmente Demais, novela que estreia no dia 9 de novembro, às 19 horas, na Globo. “Na verdade, esse é um momento de felicidade para todos. Temos protagonistas estreantes nesse posto, autores que vieram de Malhação para sua primeira novela, enfim, é uma união de gente motivada para entregar o seu melhor”, comemora o ator que viverá o sedutor Arthur.
A história gira em torno do personagem de Assunção, Carolina (Juliana Paes), Eliza (Marina Ruy Barbosa) e Jonatas (Felipe Simas). Os dois primeiros trabalham no universo da moda: ela em uma revista especializada e ele é dono de uma agência de modelos. Ao conhecerem Eliza, eles apostam se Arthur é capaz ou não de transformá-la em uma modelo de sucesso, apesar de ser apenas uma florista que vive pelas ruas do centro do Rio de Janeiro. Nesse processo, o tutor acaba se apaixonando pela jovem, que também é o centro das atenções do ambulante Jonatas. O rapaz é o primeiro a ajudar Eliza quando ela chega ao Rio fugida de casa e a protege dos perigos da capital carioca. “A novela é divertida, muito leve e linda. O que eu achei incrível foi continuar em uma energia boa de trabalho, como acontecia em Tapas & Beijos”, valoriza Fábio. Na entrevista a seguir, o ator conta um pouco mais sobre esse personagem.
O personagem do galã  fará par romântico com Carolina, que será vivida por Juliana Paes.
O personagem do galã fará par romântico com Carolina, que será vivida por Juliana Paes.
Existe uma aposta muito grande dos autores no humor inserido nas cenas da Carolina e do Arthur. Eles são a parte central da comédia de Totalmente Demais?
Olha, eu não sei se eu e a Juliana Paes somos a parte mais engraçada da novela, mas certamente carregamos uma boa dose de humor. Trata-se de um casal que se provoca bastante. Acho que isso pode render várias situações inusitadas e divertidas. Estamos em busca de um caminho em que eles se querem, se desejam, mas estão inseridos no mundo moderno, em que as pessoas não necessariamente criam rótulos. Ela talvez queira casar, mas ele não.
Como você enxerga o Arthur nesse contexto de “mundo moderno”?
Ele tem um lado bem leve. É um cara com uma vida incrível, mas que também enfrenta uma grande dificuldade. E ela aparece no relacionamento dele com a filha, que tem 12 anos. Os dois ainda não se acharam e vamos acompanhar essa transformação dele por conta desse conflito ao longo de todos os capítulos. Acho que não teria muita graça se ele começasse numa boa e acabasse assim também. É essa filha o grande ponto de mudança para o Arthur, junto com a relação dele com Eliza.
A Carolina sonha com um filho do Arthur. Em algum momento ele vai querer dar isso a ela?
Ah, digamos que ele a engane um pouquinho. Eu não posso adiantar muita coisa sobre essa parte. O que dá para dizer é que, definitivamente, ele não se importa que ela fique tentando…(risos)
Aos 44 anos, você ainda é considerado um dos principais galãs da televisão brasileira. Como se sente?
É uma idade ótima. De muita maturidade, inclusive. E Arthur e Carolina estão muito bem entrosados ali, tem tudo a ver esse romance dos dois. A relação com a Eliza começa diferente, porque ele está preparando ela para ser uma modelo. O que acontece a partir daí a gente ainda não sabe. Não sei como vai se desenrolar e nem mesmo se estarei tão galã o tempo todo em Totalmente Demais.
São sete anos sem fazer novela. Como tem sido esse retorno?
As pessoas falam muito sobre essa pausa, mas na verdade eu não parei. Passei esse tempo trabalhando. E muito. No próprio Tapas & Beijos nossa rotina não era tão diferente de uma novela. O que foi legal é que todo mundo conseguiu levar projetos paralelos. Acho que seria um caminho natural. Fiquei esse período fora porque estava no ar, em um projeto que era de série, mas semanal.
Nesses sete anos, pintaram várias sondagens para você voltar às novelas. Por que só aceitou agora?
Eu tinha um compromisso com o Tapas & Beijos. Ninguém saiu do projeto antes do término. E a verdade é que não era uma forma de tapar um buraco para ninguém, era um programa extremamente prazeroso e de muito sucesso. Enquanto durasse, era não só nossa obrigação, mas também nossa vontade continuar.
Vocês gravaram algumas cenas na Austrália. Como foi essa experiência?
Foi bem bacana. E eu não conhecia o país. No total, tivemos 16 dias de viagem, sendo oito deles de gravações. Curti tudo. É um lugar muito solar, com pessoas educadas e honestas.
Arthur é um cara que chama bastante atenção das mulheres na novela. Você precisou fazer alguma coisa para se sentir mais seguro em cena em relação ao corpo?
Sim, era importante. Eu vim de um personagem bem oposto, que era um dono de boate e, por isso, trabalhava à noite. Tapas & Beijos tinha um universo diurno e a minha entrada foi mesmo com a intenção de dar uma vida noturna ao programa. Agora não, o Arthur é um cara que faz canoagem, cuida da própria imagem. Eu até gosto de malhar, mas é legal mesmo quando você começa a ter resultado. O começo é muito complicado. Mas estou me saindo bem.