Televisão

“Os Dez Mandamentos – Nova Temporada” estreia nesta segunda (4), na Record

Estadão Conteúdo
01/04/2016 22:00
Thumbnail

A ida de Moisés (Guilherme Winter) com os hebreus para a Terra Prometida é a preparação para a próxima novela, A Terra Prometida. Fotos: divulgação/Record

A esperada estreia de Os Dez Mandamentos – Nova Temporada, na Record, finalmente acontece no próximo dia 4. A nova fase da trama, escrita por Vivian de Oliveira e com direção de Alexandre Avancini, será exibida na faixa das 20h30. Atualmente, a Record exibe no horário a reprise da minissérie Sansão e Dalila.
Depois de libertar seu povo do Egito, Moisés (Guilherme Winter) agora precisa conduzir milhares de hebreus pelo deserto rumo à Terra Prometida – uma preparação, aliás, para a próxima novela bíblica da emissora, A Terra Prometida. Porém, para chegar a Canaã, eles precisam atravessar uma região habitada por reinos inimigos e ainda há quem duvide do profeta, tornando a saga mais tumultuada. Além disso, a família de sua mulher, Zípora (Giselle Itié), vai sofrer por conta da aproximação do Rei Balaque (Daniel Alvim), que tenta evitar a invasão do Reino de Moabe pelos hebreus.
Após presenciar o povo adorando o Bezerro de Ouro, Moisés, furioso, quebra as tábuas com os mandamentos de Deus. Quando pergunta quem é do Senhor, muitos se arrependem e se colocam ao seu lado, incluindo Arão (Petrônio Gontijo). Mas outros morrem por causa do pecado da idolatria, entre eles Apuki (Heitor Martinez), Jairo (Erich Pelitz) e Judite (Nanda Ziegler). Deus chama novamente Moisés ao cume do monte Sinai e escreve, mais uma vez, os dez mandamentos. O profeta, então, ensina a lei para os hebreus e os convoca a construir um Tabernáculo, sendo Bezalel (Igor Cosso) o responsável pela construção e Aoliabe (Fábio Beltrão), seu ajudante.
Cena em que Moisés  desce o monte Sinai com as novas tábuas que trazem os dez mandamentos.
Cena em que Moisés desce o monte Sinai com as novas tábuas que trazem os dez mandamentos.
A família de Moisés, no entanto, passará por graves problemas. O Rei Balaque arquiteta um plano para estabelecer uma aliança com o profeta: casar-se com uma das filhas de Jetro (Paulo Figueiredo), para evitar que os hebreus invadam suas terras. O problema é que a proposta de matrimônio não é aceita de imediato e Balaque se encanta justamente por Adira (Rayana Carvalho), que já é casada com Menahem (Jorge Pontual). Decidido a conseguir o que quer, o rei idólatra manda matarem o marido da moça e prende Jetro, que consegue fugir com Adira, Abner (Arthur Moraes), Haya (Nicole Orsini) e Natan (Paulo Vilela). Essa fuga será uma das tramas paralelas mais fortes da história. É que Adira se perde ao procurar comida e é capturada e vendida como escrava. Já Jetro morre no deserto e as crianças passam a contar apenas com o servo manco.
LEIA TAMBÉM
Betânia (Marcela Barrozo) decide ficar e se casar com Balaque por conta de uma chantagem de Balaão (Leonardo Vieira), com quem teve uma filha no passado. Ela sempre acreditou que a criança estava morta, mas o feiticeiro garante que a menina vive e promete que encontrará a garota para ela. Desde que Betânia faça a vontade do rei e, com isso, Balaão melhore sua relação com Balaque. E, para cumprir sua parte no acordo, ela desperta a ira da Rainha Elda (Francisca Queiroz), ex-amante de Balaão que se vê ameaçada e começa a atormentar Betânia.
Primeira fase
Inicialmente, a primeira fase de Os Dez Mandamentos seria exibida de uma vez em 2015, posteriormente dando lugar a Escrava Mãe, já gravada. Com o  sucesso de audiência,a emissora decidiu “esticar” a novela por meses, até ser decidido que a produção ganharia uma nova temporada.
Apesar de um ou outro efeito especial que tenha deixado a desejar, a Record mostrou que evoluiu muito no quesito técnica com Os Dez Mandamentos. Com um investimento de quase R$ 750 mil por capítulo, a emissora apostou pesado e não viu problemas em gastar com caracterização dos personagens e efeitos usados em larga escala durante as pragas do Egito. A sequência da abertura do Mar Vermelho, por exemplo, demorou cerca de um mês para ser filmada e foi finalizada pela Stargate Studios, produtora responsável por séries como The Walking Dead e CSI.