Turismo

4 aplicativos de locação de imóveis para quem cansou do Airbnb

Roberto Couto
06/11/2015 08:00
Thumbnail
Pesadelo dos hotéis, indiscutivelmente, o Airbnb vem revolucionando a forma de se hospedar em viagens ao redor do planeta. Mas o mais famoso serviço on-line de locação de imóveis não está sozinho na disputa pela preferência dos turistas interessados em alugar casas e apartamentos a curto prazo. Conheça a seguir outros serviços (com sitesaplicativos para smarthphones) que também oferecem locação em viagens:
Como o concorrente Airbnb, donos de casas e apartamentos oferecem seus imóveis para aluguel de curto prazo pelo HomeAway (disponível por site e app). São mais de um milhão de propriedades em mais de 130 países. O serviço on-line permite pesquisar por localização, além de datas. O interessado pode refinar os resultados com alguns toques para mostrar apenas lugares ao preço de um determinado nível por noite ou semana. Quando a pessoa encontrar um imóvel promissor nos resultados da pesquisa, um toque rápido revela fotos e informações detalhadas, incluindo mapas, uma descrição e comentários de quem já alugou. Ao encontrar o imóvel perfeito, o turista pode facilmente reservar e pagar, além de conversar com o proprietário do imóvel para resolver os detalhes.  O aplicativo é gratuito no iOS e Android.
O HouseTrip é outra alternativa ao Airbnb, com cerca de 300 mil propriedades ao redor do planeta (principalmente, na Europa e Estados Unidos). Encontrar um imóvel começa com uma busca baseada em localização. Depois de ter decidido onde quer ir, a pessoa não precisa introduzir datas definidas, o que torna o serviço ótimo para férias espontâneas. A seguir, aparece uma lista de imóveis em que aparecem foto e informações básicas, como classificação e preço. Também dá para conferir as notas para o imóvel de hóspedes anteriores em quesitos como limpeza, facilidade de check-in e outras características. O HouseTrip tem site e o app é grátis para iOS e Android.
O Roomorama – também com site e app (grátis para iOS) – funciona como os rivais, tem interface fácil de navegar e 300 mil propriedades em todo o mundo. Um diferencial é o recurso “perto de mim”, que lista as propriedades perto de sua localização atual. Ou seja, pode ser um anjo da guarda para turistas aventureiros que viajam sem deixar nada reservado e só buscam hospedagem quando chegam ao local (eu, particularmente, sou totalmente contra esta experiência!). Ainda como seus concorrentes, possibilita ao usuário fazer reservas, pagamento e conversar com os locatários.
Se você estiver planejando se hospedar nas melhores regiões e nos imóveis mais luxuosos de Londres, Los Angeles, Nova York, Roma ou Paris, nem pense duas vezes: acesse direto o Onefinestay. O serviço disponibiliza moradias superexclusivas e carésimas (as diárias podem facilmente passar dos US$ 1 mil). O Onefinestay também funciona como um “concierge digital”, informando-lhe tudo sobre o que a pessoa precisa saber para a sua estada, como o que fazer e ver na região ao redor da propriedade e até a forma correta de operar os equipamentos da casa. O serviço tem site e app gratuito para iOS.