Turismo

Conheça 5 cidades nordestinas para aproveitar o São João

Da redação
03/06/2017 18:00
Thumbnail

Pessoas festejam em Arraiá do Povo, em Aracaju. Foto: Secom/Governo do Sergipe).

Expressão máxima da cultura popular no Nordeste, as festas juninas unem música, comida e tradição. Os eventos normalmente homenageiam 3 santos, com celebrações que acontecem no mês de junho : Santo Antônio (13), São João Batista (24) e São Pedro (29).
De acordo com o Ministério do Turismo, o Nordeste é a região que concentra o maior número de festas e as maiores atrações neste período do ano. Entre os grandes eventos que abrangem praticamente todo o mês de junho estão as festas nas cidades de Caruaru (PE), Campina Grande (PB) e Mossoró (RN).
Todas as capitais da região comemoram o São João com shows populares, além dos tradicionais arraiais nos bairros e os festivais de quadrilhas juninas. Outras capitais com tradição nos festejos no Nordeste são Aracaju (SE), Teresina (PI), e Salvador (BA).
Existem festas de todos os tipos de tamanhos, dos maiores — com atrações musicais famosas — às pequenas comemorações, menos conhecidas. Pensando nisso, o Viver Bem listou algumas cidades com tradição junina para quem quiser aproveitar essa época do ano com forró e muita comida típica. Confira:

Campina Grande

Na imagem, a montagem do São João na cidade (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campina Grande)
Na imagem, a montagem do São João na cidade (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campina Grande)
A cidade paraibana de Campina Grande garante que faz o “Melhor São João do Mundo.” A programação de 2017 acontece de 2 de junho a 2 de julho e entre as atrações confirmadas estão Simone & Simaria, Wesley Safadão, Os Gonzagas e Elba Ramalho. Durante os 31 dias de festa, a cidade reúne cerca de 2 milhões de forrozeiros de todos os cantos do Brasil, segundo os organizadores.

Caruaru

Um dos mais tradicionais, e bonitos, festejos juninos do país (Foto: Domínio Público)
Um dos mais tradicionais, e bonitos, festejos juninos do país (Foto: Domínio Público)
O evento, que começa no dia 3 e vai até 29 de junho, já confirmou alguns shows: Matheus e Kauan, Fulô de Mandacaru, Alcymar Monteiro, Lenine, Bell Marques e Dorgival Dantas. Outra atração muito aguardada no São João de Caruaru é o festival de comidas gigantes. A festa é tradicional na cidade e traz para o público diversas comidas típicas, como cuscuz e mungunzá em grandes versões.

Mossoró

Os atrativos culturais de Mossoró ganham qualquer turista. A cidade oferece o serviço de burro-táxi, com várias carroças fazendo o percurso nas imediações do Corredor Cultural. Também existe o pau de arara eletrônico, que resgata a tradição de moradores da zona rural que utilizavam esse transporte. Mas, nesse caso, o veículo conta com serviço de bar e DJ.
O evento acontece de 02 de junho a 02 de julho e vai contar com atrações nacionais, regionais e, principalmente, com a valorização dos artistas da terra.

Aracaju

Não pode faltar os passos sincronizados das quadrilhas (Foto: Divulgação/Prefeitura de Aracaju)
Não pode faltar os passos sincronizados das quadrilhas (Foto: Divulgação/Prefeitura de Aracaju)
Forró Caju, assim é chamada a grande festa de São João de Aracaju, que todos os anos atrai mais de um milhão de pessoas.  O Forró Caju traz uma programação alternativa que inclui apresentações folclóricas, quadrilhas e professores de dança ensinando a dançar o autêntico forró, muito procurado pelos turistas. Entre os shows estão atrações como Wesley Safadão, Aviões do Forró e Simone e Simaria.

Mucugê

Mucugê fica a 6 horas de Salvador, na Chapada Diamantina (Foto: Divulgação/Prefeitura de Mucugê)
Mucugê fica a 6 horas de Salvador, na Chapada Diamantina (Foto: Divulgação/Prefeitura de Mucugê)
A cidade baiana foge do padrão dos grandes eventos: com cerca de 10 mil habitantes, a festa de Mucugê se tornou famosa exatamente pela tradição. Ali é possível encontrar forró pé de serra, sanfoneiros, quadrilhas e alvorada. Para quem quer conhecer, e ainda aproveitar a Chapada Diamantina nessa época, é preciso organização. As reservas nos hotéis para 2017, por exemplo, já estão com 100% da ocupação.

Leia mais