Turismo

Cinco cidades pelo mundo que também comemoram as festas juninas

Guilherme Grandi
04/06/2018 17:00
Thumbnail

O Bumba Meu Boi é o festejo mais tradicional das festas juninas. Foto: Prefeitura de São Luís/divulgação.

As festas juninas foram criadas pelos camponeses europeus para celebrar o início do verão no hemisfério norte, mas se espalharam por outros países do mundo durante a colonização em meados do século 16.
A tradição de dançar ao redor da fogueira com bandeirinhas, música e comidas acabou sendo adotada pelos novos povoados, e os meses de junho e julho se tornaram típicos das comemorações em homenagem aos santos católicos.
Além do Brasil, outras cinco cidades pelo mundo realizam comemorações na data. Saiba quais são as tradições de cada país:

Brasil

A festa do Bumba Meu Boi, em São Luís. Foto: Prefeitura/divulgação.
A festa do Bumba Meu Boi, em São Luís. Foto: Prefeitura/divulgação.
Em um país de dimensões continentais, não é difícil de imaginar que cada região comemora de uma forma diferente. Um dos principais festejos é o Bumba Meu Boi, que ocorre entre os meses de junho e julho em São Luís, capital do Maranhão.
Com mais de 200 anos de tradição, a festa surgiu a partir da história de Francisco, um escravo que sacrificou o boi do senhor da fazenda para saciar a fome de Catirina, sua esposa. Arrependido, o homem pede aos curandeiros e aos pajés para ressuscitarem o animal.
Além de São Luís, também são realizadas festas em Caruaru (PE), Campina Grande (PB) e Mossoró (RN) já a partir deste final de semana.
A cidade de Campina Grande, na Paraíba, afirma ter o "melhor São João do mundo". Foto: Prefeitura/divulgação.
A cidade de Campina Grande, na Paraíba, afirma ter o "melhor São João do mundo". Foto: Prefeitura/divulgação.
Até o dia 30 de junho, Caruaru (PE) terá programação com shows de Elba Ramalho, Fulô de Mandacaru e Jonas Esticado, no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga.
Em Mossoró (RN)  o “São João Cultural” tem festejos até o dia 8 de julho, com um misto de estilos na Estação das Artes. Estão programados shows de Solange Almeida, Gabriel Diniz, Joelma, Xand Avião, Márcia Felipe e Thiago Brava.
E na sexta-feira (8), a cidade paraibana de Campina Grande inicia o “Melhor São João do Mundo”. A programação de 2018 vai até o dia 8 de julho com atrações como Wesley Safadão, Elba Ramalho, Bell Marques, Luan Santana e Matheus e Kauan. Durante os 31 dias de festa, a cidade reúne cerca de 2 milhões de forrozeiros de todos os cantos do Brasil, segundo os organizadores.

Portugal

As festas juninas de Portugal surgiram ainda no século XIV. Foto: divulgação.
As festas juninas de Portugal surgiram ainda no século XIV. Foto: divulgação.
As cidades de Porto e Braga podem ser consideradas o berço das festas de São João entre os países lusófonos. O registro mais antigo data do século XIV, com o lançamento de balões de ar quente e dos arraiais com música e comida que acontecem em diversos bairros das cidades até a madrugada.
Neste ano de 2018, os festejos ocorrerão nos dias 23 e 24 de junho, com a Marcha Luminosa e a missa solene de São João Batista. Há também apresentações de grupos musicais de fado e comidas como tascas com petiscos e vinhos da região.

Porto Rico

Na capital porto riquenha tem festa de San Juan durante todo o mês de junho. Foto: divulgação.
Na capital porto riquenha tem festa de San Juan durante todo o mês de junho. Foto: divulgação.
Para quem não sabe, São João é o patrono do estado de Porto Rico e que dá nome à sua capital. Por isso, a festa é bastante celebrada na ilha. Ao longo do mês de junho, o centro antigo de San Juan é tomado por atrações culturais e festivas.
As casinhas coloridas nas ladeiras de Old San Juan são ocupadas em sua maioria por bares, restaurantes e gafieiras que animam as comemorações levadas pelos europeus. Também diz que dá sorte se jogar no mar durante a noite, tal qual o próprio São João fazia durante os batizados no rio Jordão. As praias ficam lotadas durante essa noite com direito a muita música e comida.

Peru

A comemoração de Corpus Christi em Cusco. Foto: Perú Travel/divulgação.
A comemoração de Corpus Christi em Cusco. Foto: Perú Travel/divulgação.
O país andino atualmente está entre os mais visitados do mundo, e possui uma ligação muito forte com a cultura e os costumes de seus antepassados. As festas juninas se espalham de norte a sul do Peru, como as festas de São João Batista em Madre de Dios, Cusco e Cajamarca no dia 24. Há também a caravana ao Vale Viejo, no dia 24, e a procissão marítima de São Pedro e São Paulo em Callao, no dia 29.
Já no dia 30, a Festa do Espírito Santo anima o povoado de Huancavelica, que tem nele o seu padroeiro. A festa começa com a Descida das Cruzes acompanhada dos tradicionais wakrapukus, harawis e o som dos pututos (instrumentos típicos do Peru).

Canadá

Parada do dia de St. Jean Baptiste, em Quebec. Foto: CBC/divulgação.
Parada do dia de St. Jean Baptiste, em Quebec. Foto: CBC/divulgação.
O Dia de Saint-Jean-Baptiste é considerado feriado nacional no Quebec, a província canadense de língua francesa. Inicialmente vinculada à religiosidade católica que distinguia os canadenses, a festa alcançou uma grande escala e se tornou uma festa de identidade quebequense.
A comemoração é realizada nos dias 23, 24 e 26 de junho e no dia 1° de julho com shows, desfiles e eventos ao ar livre. Além disso, alguns moradores acendem fogueiras por toda província.
LEIA TAMBÉM: