Cinco praias no Uruguai para conhecer neste verão

Seleção vai das praias remotas com pouquíssimos habitantes ao badalado balneário de Punta del Este

Cabo Polonio UruguaiA praia de Cabo Polonio: local remoto rico em belezas naturais. Foto? Ministério de Turismo do Uruguai/Divulgação.

Destino queridinho dos brasileiros, seja para passar as férias ou até mesmo para morar, o Uruguai é muito mais do que a sua capital,  Montevidéu: o país é conhecido por sua costa com todos os tipos de praias, das mais solitárias as perfeitas para surfar, passando pela badalada Punta del Este.

A temporada de verão, de dezembro a março, é ideal para visitar as praias; as águas não estão tão frias e o calor é propício para mergulhos e banhos de sol.

Veja cinco praias no país que valem a visita — as sugestões são do Ministério do Turismo uruguaio:

La Paloma

Um dos balneários do departamento de Rocha, as suas principais atrações são as magníficas praias de areias brancas e finas, dunas, águas tranquilas e profundas, bem como toda a diversidade natural sem fim que o país apresenta.

>> Como as vinícolas familiares do Uruguai estão se preparando para receber turistas 

Em 2014, La Paloma inaugurou a Praia “Bahia Grande”, uma praia acessível que conta com atenção personalizada de especialistas para que jovens e adultos com alguma deficiência física tenham a possibilidade de desfrutar do mar. O Apoio de um profissional, cadeiras anfíbias, andadores, e elementos de segurança formam parte dos serviços disponíveis durante a temporada de verão: de segunda a domingo de 9h à 12h e de 15h à 19h.

La Pedrera

Praia La Pedrera no Uruguai

Praia também é procurada por quem quer praticar esportes. Foto: Ministério do Turismo do Uruguai/Divulgação.

Cosmopolita e relaxada: assim é conhecido o balneário rochense, La Pedrera. Suas praias atendem quem quer descansar e também os que buscam por esportes náuticos. A sua praia principal é muitas vezes conhecida como o “Desplayado“, um grande centro de atração durante os meses de verão. Na praia sul, o visitante pode ver os últimos vestígios do navio de pesca Cathay, encalhado em 1971.

Outra dica é contemplar a paisagem de lua cheia na Rambla e visitar a Igreja, feira de artesanato e as pequenas lojas e restaurantes.

Punta Del Diablo

Seu nome refere-se aos naufrágios ocorridos em suas costas nos últimos séculos. Em 1942, a área era povoada por pescadores, engajados na pesca de tubarões. O óleo extraído deles era famoso e exportado como alimento para os exércitos durante a Segunda Guerra Mundial.

Com pedras rochosas que entram no mar, Punta Del Diablo é ideal para quem pratica a pesca esportiva. Andar descalço pelas estradas de terra, desfrutar das praias e conhecer os seus habitantes são alguns dos programas possíveis na região.

Punta Del Diablo

A praia uruguaia é ideal para quem pratica a pesca esportiva. Foto: Pixabay.

Uma das atrações para visitar é a feira de artesanato, localizada no centro da cidade. Os artistas da região colocam música ao pôr-do-sol, enquanto os turistas relaxam e desfrutam de uma bebida ou de um bom jantar à base de frutos do mar.

O lugar é ideal para quem gosta de surfar, pois as ondas formam grandes picos em frente à praia de La Viuda. Durante a temporada de verão, os campeonatos são realizados com a participação de atletas locais e países estrangeiros.

Cabo Polônio

O Parque Nacional de Cabo Polônio é conhecido pela natureza exuberante, com dunas gigantes, praias arenosas, floresta costeira nativa, pontos rochosos e ilhas. O local também é bastante remoto e é ideal para quem quer se desconectar completamente e curtir a natureza: não há iluminação pública, as ruas são de areia e as casas não têm eletricidade.

Guarda ainda uma das reservas marinhas mais importantes da América do Sul — no pé do Farol do Cabo, símbolo do local construído em 1881 e uma das visitas clássicas, é possível observar os leões marinhos.

>>Países do Mercosul exigem seguro especial para viajar de carro; saiba como fazer 

O balneário tem duas praias: a Sul, com águas mais turbulentas, e a Norte, que faz fronteira com a Punta Del Diablo.

Punta Del Este

A cidade uruguaia de Punta del Este: turista pode curtir praia e atrações urbanas. Foto: VisualHunt.

É conhecida internacionalmente como um dos principais balneários da América e chama atenção dos turistas pela badalação (com vida noturna agitada, restaurantes e museus) e pelas luxuosas mansões de famosos. Também fica há pouco mais de uma hora de Montevidéu, o que permite um “bate e volta” para quem está na capital. Também sedia festivais internacionais de jazz e cinema.

Como destino natural, Punta Del Este é ideal para banhos tranquilos de mar e para a prática de esportes como surf, windsurf, jet-ski, vela, iatismo. Não deixe de visitar a famosa escultura “La Mano” e o ponto de encontro entre as duas praias mais famosas, a Mansa e a Prata, que marca o final do Rio da Prata.

LEIA TAMBÉM:  

8 recomendações para você

Deixe seu comentário