Patrocínio

Hospital Pilar X-Leme Diagnóstico Por Imagem Mantis Diagnósticos Avançados

5 razões para visitar o estado de Waldir Maranhão

Estado do presidente interino da Câmara dos Deputados, que anulou a tramitação do impeachment da presidente Dilma Rousseff, tem atrações como a histórica São Luis, os Lençóis Maranhenses, as praias de Tutoia, a Chapada das Mesas e o Bumba-Meu-Boi

Fotos: Bigstock e divulgação.

A decisão do presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), de anular a tramitação do impeachment da presidente Dilma Rousseff no Congresso, colocou o nome dele e do seu estado natal no centro das conversas no país. Todo brasileiro quer saber quem é e de onde vem o homem que fez o dólar disparar, a bolsa despencar e a temperatura política ir às alturas em Brasília. Sobre o deputado, você conhece mais na editoria de Vida Pública da Gazeta do Povo. Já sobre o estado do Maranhão, trazemos cinco razões para visitar o belo destino no Nordeste do país:

 

Lençóis Maranhenses

view of lagoa azul in desert white sand dunes of the Lencois Mar

Principal atração turística do estado nordestino, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é impactante por sua imensidão de dunas e lagoas de água doce, ora azuis, ora verdes. Prepare físico e disposição para longas caminhadas sob sol forte para esquadrinhar as dunas e lagoas – uma aventura que deve ser encarada com o auxílio de guias. Para circular pela região, repleta de trilhas de areia e rios, somente em veículos com tração 4×4 ou de barco. Estas são as únicas maneiras de se chegar às lagoas Azul, uma imensa piscina que faz jus ao nome; e Bonita, que exige a escalada de uma duna de 40 metros de altura. Para entrar no parque, a opção mais procurada é Barreirinhas, onde ficam vários resorts, pousadas e agências que organizam passeios. Entre maio e agosto, as lagoas estão cheias e a paisagem, em plenitude. Em setembro, elas começam a secar. Na última semana de julho, ocorre a Vaquejada, com shows folclóricos. Em agosto, estrangeiros desembarcam em peso por lá. Quem chega de avião precisa pousar em São Luís e fazer uma viagem de 260 km, de carro ou de ônibus, até Barreirinhas.

LEIA TAMBÉM 

Conheça 5 comidas típicas do Maranhão

Rede Plaza assume ecoresort da Grande Curitiba

Viagem dos sonhos pelos castelos do Vale do Loire da França

 

São Luís

São Luis Maranhão

São Luís, a capital do Maranhão, merece ser explorada por sua história: é a única cidade do Brasil fundada por franceses e tem a maior coleção de azulejos portugueses da América Latina. No Centro Histórico (foto), as fachadas dos casarões, enfeitadas por delicados ladrilhos vindos da então metrópole, Lisboa, permitem uma volta ao passado. Tombada como Patrimônio Mundial pela Unesco em 1997, a área antiga é composta por cerca de 2.500 imóveis – sobrados e solares de típica construção portuguesa dos séculos 18 e 19. Boa parte das atrações históricas e turísticas da cidade estão concentradas nessa região, com destaque para o Teatro Arthur Azevedo (o segundo mais antigo do Brasil), o Palácio dos Leões (sede do governo estadual) e a Igreja Matriz da Sé.

 

Bumba-Meu-Boi

bumba meu boi celebration every solstice of june in center histo

As mais famosas e tradicionais festas do Maranhão ocorrem em junho, em meio às comemorações de São João. O Bumba-Meu-Boi, festa de origem afro-indígena, ocorre entre os dias 13 e 30 daquele mês, período em que São Luís é invadida pela tradição folclórica, com direito a teatro, dança e música. As festas juninas envolvem ainda outras danças folclóricas de origem africana, como Tambor de Mina e Carcuriá e Tambor de Crioula, Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro desde 2007.

 

Parque Nacional da Chapada das Mesas

Chapada-das-Mesas

O Parque Nacional da Chapada das Mesas é uma área de proteção ambiental, localizada em uma região de Cerrado no centro-sul do Maranhão, cercado pelo rio Tocantins, entre os municípios de Carolina, Riachão, Estreito e Imperatriz. As árvores retorcidas e os paredões de rochas de arenito escondem um paraíso com 89 cachoeiras e mais de 400 nascentes de águas cristalinas. Para conhecer os recantos da reserva, é preciso contratar os serviços das agências de turismo, que oferecem carro e guia rumo aos muitos poços e cachoeiras. No caminho, as atrações são as formações rochosas esculpidas pelo vento e pela chuva e que, sim, lembram mesas de vários tamanhos e formatos. Um dos cartões-postais da região é o Santuário da Pedra Caída, com três quedas d’água, sendo que a principal despenca de uma altura de 46 metros. A cidade de Carolina é o ponto de partida para a aventura no parque.

 

Praia paradisíacas

Tutóia

O município de Tutoia, a 480 km de São Luis, reúne as praias mais bonitas da costa do Maranhão, como as do Amor e da Barra (foto), quase desertas. No centrinho de Tutoia, o turista também tem a opção de ir ao porto e embarcar em lanchas que oferecem passeios ao Delta do Parnaíba que faz a divisa entre o Maranhão e o Piauí. É tido como único do mundo em mar aberto, formando um conjunto de ilhas, praias desertas, dunas, igarapés e manguezais. O passeio oferece, normalmente, paradas para banhos.

8 recomendações para você

Deixe seu comentário