Turismo

Seis destinos turísticos brasileiros para aproveitar o Natal

Carolina Werneck
21/11/2018 18:21
Thumbnail

O espetáculo de Natal do Palácio Avenida, em Curitiba, é uma das principais atrações turísticas deste período. Foto: Marco Charneski/Tribuna do Paraná. | Tribuna do Paraná

Nova York, Lapônia, Londres. Em muitos lugares ao redor do globo cidades inteiras se preparam e se enfeitam para receber as comemorações do Natal. São luzes, espetáculos, desfiles e decorações especialmente pensadas para transmitir o chamado “espírito natalino”. Mas não é preciso cruzar os mares ou gastar fortunas em viagens para ver de perto celebrações natalinas dignas de filmes. Aqui mesmo, no Brasil, diversos lugares têm tradição em realizar festas de Natal que, mesmo sem a neve e o frio, não perdem em nada para os gringos.

Gramado e Canela

Quando o assunto é cidades que se preparam para o Natal, Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul, são hors concours. Há 33 anos que Gramado promove o Natal Luz de Gramado. A cidade fica tão iluminada e cheia de magia que o Papai Noel é apenas um detalhe. Apresentações, desfiles e shows pirotécnicos atraem gente de todo o país para a cidade, que já é reconhecida por sua arquitetura e seus pontos turísticos. Este ano a programação começou no dia 25 de outubro e vai até 13 de janeiro de 2019. Além das atrações gratuitas, como a decoração das ruas e do comércio local, há quatro espetáculos para os quais é preciso comprar ingressos. Os preços começam em R$ 140. Ingressos e todas as informações estão disponíveis no site do Natal Luz de Gramado.
A vizinha, Canela, não fica atrás. A cerca de 10 km de Gramado, ali também há toda uma programação voltada para o feriado. O “Sonho de Natal” tem parada, casa do Papai Noel e até um espetáculo de iluminação e música na catedral da cidade. Todas as informações no site oficial do evento.
Natal Luz de Gramado é tradição há 33 anos. Foto: Reprodução/Facebook
Natal Luz de Gramado é tradição há 33 anos. Foto: Reprodução/Facebook

Petrópolis

Uma das mais bonitas cidades históricas do Rio de Janeiro, Petrópolis também tem seus encantos de Natal. O “Natal Imperial” deste ano terá nada menos que seis milhões de lâmpadas espalhadas pelas ruas e avenidas que guardam partes importantes da história do Brasil.
No centro histórico petropolitano, um túnel de luz montado na Rua 16 de Março será ainda maior que em 2017. Na Praça Dom Pedro, todos os dias, espetáculos vão anunciar o momento em que todas as luzinhas da cidade se acendem. As paradas de Natal terão mais de 250 artistas envolvidos e serão realizadas na Rua do Imperador. Pontos turísticos da cidade, como o Palácio de Cristal e a Praça da Liberdade, também vão estar enfeitados. Todas as informações e a programação estão no site oficial do Natal Imperial.

Pato Branco

Localizada no sudoeste paranaense, Pato Branco pode não ser nacionalmente conhecida, mas nos últimos anos vem investindo forte para se tornar um polo turístico da região. Parte desses investimentos é a realização do Natal de Pato Branco.
A cidade promove um concurso que premia as fachadas e vitrines de lojas e empresas com a melhor decoração de Natal. Essas se somam à decoração feita pela própria Prefeitura. Além disso há ainda os desfiles, que contam com cerca de 300 voluntários organizando os grandiosos carros alegóricos. Já a casa do Papai Noel, no centro, recebe crianças e adultos em busca do “bom velhinho”. De acordo com a Prefeitura, no ano passado mais de 300 mil pessoas visitaram Pato Branco para presenciar a programação natalina. Todas as informações para a festa deste ano, que começa no dia 1º de dezembro, estão no site do Natal de Pato Branco.
Carros alegóricos desfilam no Natal de Pato Branco, no Paraná. Foto: Divulgação
Carros alegóricos desfilam no Natal de Pato Branco, no Paraná. Foto: Divulgação

Curitiba

Do coral infantil do Palácio Avenida às grandes árvores de Natal espalhadas pelo Jardim Botânico e outros pontos turísticos, o Natal de Curitiba conta com inúmeras atrações para quem visita a capital mais fria do Brasil nesta época. A famosa feirinha de Natal das praças Osório e Santos Andrade, exposições de presépios e espetáculos como o Natal no Paço, com projeções mapeadas no Paço da Liberdade, no centro da cidade, são algumas das atrações.
Pontos tradicionais, como a casa do Papai Noel e as inúmeras luzinhas enfeitando as ruas, também não ficam de fora. Não é à toa que Curitiba é conhecida como “a capital do Natal”. A programação pode ser encontrada no site oficial do Natal de Curitiba.

Fortaleza

Aqui pelo sul do país não se ouve falar muito sobre o Natal no Nordeste brasileiro. Mas a verdade é que várias localidades têm programações natalinas especiais. A capital do Ceará, Fortaleza, por exemplo, realiza há 22 anos o “Ceará Natal de Luz”. Este ano as comemorações começam na próxima sexta-feira (23) e se estendem até 23 de dezembro.
Na abertura do evento será acendida a árvore de Natal da cidade, na Praça do Ferreira. Em seguida, uma projeção mapeada na fachada do Teatro São Luiz, a chegada do Papai Noel e apresentação de corais. O destaque fica para o show do cantor Fagner, também na Praça do Ferreira. Ao longo do mês e até o Natal, outros grandes shows, como os de Gilberto Gil e Toquinho, uma corrida e um passeio ciclístico também serão realizados. Todas as informações estão disponíveis no Facebook do Ceará Natal de Luz.
LEIA TAMBÉM: