Turismo

Abril marca um século da visita de Santos Dumont às Cataratas

Katia Michelle, especial para Gazeta do Povo
23/04/2016 22:00
Thumbnail

Depois de conhecer as Cataratas, em 1916, Santos Dumont pediu para o local fosse aberto à visitação pública. Foto: divulgação.

Um convite despretensioso de amigos marcou a história do turismo e das belezas naturais do Paraná. Foi há 100 anos, quando o primeiro hoteleiro de Foz do Iguaçu, Frederico Engel Rios, soube da passagem do inventor Santos Dumont pela Argentina e decidiu convidá-lo para conhecer as cataratas, naquela época chamada de Vila Iguassú. A visita ilustre marcou o lugar. Tanto que apenas três meses depois, a região foi declarada como utilidade pública e o parque, antes privado, foi aberto à visitação.
Em homenagem à visita, parque tem estátua do "Pai da Aviação". Foto: divulgação.
Em homenagem à visita, parque tem estátua do "Pai da Aviação". Foto: divulgação.
O Parque Nacional do Iguaçu foi criado só em 1939, a partir de decreto assinado pelo então Presidente Getúlio Vargas. A visita de Dumont, no entanto, é atribuída como o marco de criação de um dos locais mais bonitos da região. Considerado Patrimônio Natural da Humanidade, as cataratas reúnem 275 quedas d´águas no Rio Iguaçu.
Depois que Dumont conheceu essa paisagem exuberante, ele próprio se comprometeu a reivindicar que a área se tornasse patrimônio público. Conseguiu. Em homenagem ao inventor, que foi fundamental para dar início ao turismo na região, a Cataratas do Iguaçu S/A, que administra o Parque, criou uma praça com a imagem do patrono da aviação.
Do local, que também serve de ponto de selfies e fotografias dos turistas, é possível ver as Cataratas do Iguaçu de fundo. A escultura foi inaugurada em 1979 e foi uma empreitada atribuída a Elfrida Engel Rios, filha de Frederico. Além de ter convidado Dumont para visitar o local, ele era dono do hotel onde o aviador ficou hospedado na época.
A Cataratas do Iguaçu S/A informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que está programando uma exposição para marcar a visita de Dumont, ainda sem data para ser realizada. A mostra, que vai reunir fotos da visita e do parque desde sua criação, vai ser uma homenagem aos 100 anos de turismo na região.