• Carregando...
Por enquanto, ninguém é obrigado a se pesar, mas a ação já gera polêmica. Foto: Bigstock
Por enquanto, ninguém é obrigado a se pesar, mas a ação já gera polêmica. Foto: Bigstock| Foto:

A companhia aérea finlandesa Finnair começou, nesta semana, a pesar os passageiros que vão embarcar em seus voos no aeroporto de Helsinki. Além de pesar as bagagens, quem voa pela empresa está sendo convidado a subir em uma balança.

Ninguém é obrigado a se pesar, mas a Finnair afirma que pretende usar esses valores para recalcular o peso médio com que suas aeronaves decolam. Dessa forma, de acordo com a aérea, será possível garantir de forma mais precisa que as quantidades de combustível colocadas nos aviões são suficientes. Pesar esses passageiros voluntários também ajuda a melhorar a segurança dos voos, do ponto de vista físico.

O procedimento está sendo adotado para que a empresa tenha uma visão mais exata de quanto pesam seus passageiros. Isso porque, atualmente, o valor usado é a estimativa de peso padrão de passageiros da Agência Europeia de Segurança na Aviação (Easa, na sigla em inglês). Para a Easa, o peso médio dos homens é de 84,6 kg. No caso das mulheres, vale a média de 66,5 kg e, para as crianças abaixo de 12 anos, são considerados 30.7 kg.

De acordo com a BBC, a companhia precisa pesar duas mil pessoas para ter um parâmetro válido do peso médio de seus clientes. Até a última segunda-feira (1º), 180 voluntários tinham topado subir na balança. Por enquanto, nenhuma companhia aérea brasileira anunciou medida semelhante.

LEIA TAMBÉM:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]