Turismo

Aéreas brasileiras servem cerveja e salmão de graça nos voos regulares

Guilherme Grandi
27/02/2018 12:15
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Foto: Visualhunt

A Azul e a Latam estão colocando à disposição dos clientes novas opções de bebidas e comidas no serviço de bordo, entre elas a cerveja de graça no horário do happy hour e os pratos com salmão nas rotas internacionais, respectivamente.
As novidades buscam ampliar a quantidade de clientes em um mercado acirrado dominado principalmente por quatro companhias aéreas no Brasil: Latam, Gol, Azul e Avianca. De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgados em janeiro, o movimento de passageiros nas empresas cresceu 2,9% em 2017, na comparação com 2016, e chegou a 98,9 milhões.
E foi o mercado internacional que puxou este índice para cima, com 8,3 milhões de passageiros transportados. Isso significou uma alta de 11,7%. No mercado doméstico, a alta foi de 2,2%, com 90,6 milhões.
O happy hour da Azul é servido de quarta a sexta-feira, das 17h às 21h. Foto: Divulgação.
O happy hour da Azul é servido de quarta a sexta-feira, das 17h às 21h. Foto: Divulgação.

Cerveja de graça

Na Azul, a cerveja de graça não é uma grande novidade, já que a companhia começou a servir a bebida no horário do happy hour durante a temporada de verão. No entanto, a diretora de marketing da Azul, Claudia Fernandes, explica que a ação agradou tanto aos clientes que a empresa resolveu estender para o restante do ano. “Tivemos um enorme sucesso neste verão, ao oferecermos um happy hour completo a bordo, e decidimos adotar essa prática em nosso serviço regular”, conta.
As latinhas de cerveja da marca Skol, de 269ml, são servidas de quarta a sexta-feira, das 17h às 21h, em dez rotas operadas pela companhia. As cidades que passam a contar com a novidade são Curitiba, Porto Alegre, São Paulo (Congonhas, Guarulhos e Viracopos), Rio de Janeiro (Santos Dumont), Belo Horizonte, Goiânia, Vitória, Salvador e Fortaleza.
Esta não é a primeira vez que a Azul faz este tipo de ação. A primeira experiência, no final de 2015, teve 30 mil latas de cerveja da marca dinamarquesa Faxe servidas no happy hour. A ação durou três meses.
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Salmão na economy

A Latam também está com novidades nos seus voos, como parte da estratégia de unificação das marcas Tam e Lan. A companhia mudou todo o cardápio da classe econômica dos voos internacionais, que passam a ter três opções de almoço ou jantar nas rotas com mais de sete horas de duração: um local, um internacional e um vegetariano. São pratos criados pelos chefs chilenos Felipe Arancibia e Hugo Pantano, que pesquisaram sabores regionais para servir nos voos operados na América Latina, Brasil, Europa e Oceania.
A principal novidade é a inclusão dos pratos com salmão servidos agora também na classe econômica, e não mais apenas na executiva. Um deles, o principal internacional, é o peixe grelhado e marinado no limão com coentro e acompanhado de risoto de cereais andinos, tomates-cereja e aspargos. A opção de entrada também será o salmão, mas acompanhado de salada de quinoa tricolor, vegetais, molho tártaro e mix de folhas. Os pratos estão inclusos na tarifa e não será
Já entre as opções regionais, estão o presunto serrano em Barcelona (Espanha), o ají amarelo em Lima (Peru), a carne-seca em São Paulo (Brasil), e o avocado em Cancún (México). “O conceito do menu gira em torno da possibilidade de escolher o tipo de comida preferido de acordo com a origem do voo”, explica Pantano. O novo cardápio levou 16 meses para ser elaborado, e contempla também duas opções de café da manhã.
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