Turismo

Afonso Pena perde posto de melhor aeroporto do Brasil; confira lista completa

Redação
01/08/2017 08:00
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Marcelo Andrade/Arquivo/Gazeta do Povo | Gazeta do Povo

Depois de um ano (ou quatro trimestres) com a melhor avaliação do país, o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, perdeu o posto para o terminal de Viracopos, em Campinas (SP), na última Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro, divulgada nesta segunda-feira (31) pela Secretaria Nacional de Aviação Civil.
Embora o aeroporto de Curitiba tenha crescido na avaliação dos passageiros, o índice subiu de 4,73 no primeiro trimestre de 2017 para 4,74 no segundo trimestre, esse crescimento não foi suficiente para manter a liderança diante do salto da avaliação de Campinas, que foi de 4,47 para 4,90 – ultrapassando, além do Afonso Pena, os terminais de Brasília (4,58) e Recife (4,49) em relação à última pesquisa.
O índice de satisfação dos viajantes varia entre 1 e 5, em uma classificação que vai de “muito ruim” até “muito bom”.
Veja o ranking do segundo trimestre de 2017:
1. Campinas (4,90)
2. Curitiba (4,74)
3. Brasília (4,58)
4. Recife (4,49)
5. Confins (4,47)
6. Santos Dumont (4,47)
7. Natal (4,42)
8. Guarulhos (4,41)
9. Galeão (4,34)
10. Fortaleza (4,32)
11. Manaus (4,29)
12. Porto Alegre (4,23)
13. Congonhas (4,17)
14. Cuiabá (4,07)
15. Salvador (3,86)
A pesquisa ouviu 13,2 mil passageiros que passaram pelos 15 principais aeroportos brasileiros de abril a junho. Os terminais são responsáveis por 80% da movimentação de passageiros no país.
Áreas
Além da satisfação geral, os usuários classificam em uma escala de 1 a 5 o desempenho do aeroporto em 37 operações.
Entre os quesitos analisados, o Afonso Pena teve a melhor avaliação do país nos itens “Qualidade da sinalização do aeroporto”, “Qualidade da informação nos painéis das esteiras de restituição de bagagem”, “Velocidade de restituição de bagagem”, “Integridade da bagagem”, “Cordialidade dos funcionários da imigração”, “Tempo de fila da aduana” e “Cordialidade do funcionário da aduana”.
O  terminal de Curitiba ficou abaixo da média nacional em itens como “Qualidade da Internet/Wi-fi”, “Disponibilidade de Tomadas”, “Custo-Benefício do Estacionamento”, “Disponibilidade e localização de bancos/caixas eletrônicos/casas de câmbio”, “Disponibilidade de vagas no estacionamento de veículo” e “Qualidade das instalações de estacionamento de veículos”.
Um dos motivos para a má avaliação dos passageiros nos quesitos relacionados ao estacionamento pode ser devido às obras em frente ao aeroporto, onde está sendo construindo um novo prédio-estacionamento, que ampliará a oferta de vagas aos veículos de passageiros.
Resultados gerais
O índice geral dos 15 aeroportos no segundo trimestre de 2017 mostrou que 92% dos viajantes avaliaram os terminais como “bons” ou “muito bons”, superando o número do trimestre anterior, que foi de 91%. Com isso, o índice de satisfação geral teve nota 4,39. Todos os aeroportos apresentaram melhoria em relação a si mesmo na comparação com o segundo trimestre de 2016, segundo a Secretaria Nacional de Aviação Civil.
A Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro é realizada desde janeiro de 2013. Os passageiros são ouvidos diariamente por pesquisadores da Praxian – Business & Marketing. O nível de confiança do levantamento é de 95%, com margem de erro de 5%.
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