Turismo

Aeroporto de Londres é vendido por R$ 10,9 bilhões

Roberto Couto
02/03/2016 22:00
Thumbnail

O London City Airport está localizado na região leste da capital inglesa, mais precisamente em Docklands, pertinho da arena de eventos O2 (ao fundo, com cúpula branca).

Único terminal localizado dentro de Londres e uma ótima alternativa para quem não quer aterrissar no distante Heathrow, o London City Airport foi vendido a um consórcio canadense por 2 bilhões de libras (R$ 10,9 bilhões). O pool inclui as empresas Alberta Investment Management Corporation e os fundos de investimentos The Ontário Teacher’s Pension Plan e Wren House, que por sua vez, integram a Kuwait Investment Authority. Somente no ano passado, 4,3 milhões de pessoas utilizaram o pequeno aeroporto.
O London City oferece apenas voos dentro do Velho Continente e é usado por 13 companhias aéreas. Entre as empresas que oferecem linhas estão Alitalia (Roma e Milão), Blue Islands (Ilhas Jersey), British Airways (Amsterdam, Dublin, Edimburgo, Ibiza, Florença, Frankfurt, Zurique, entre outros), City Jet (Paris, Cork, Dresden, Dublin, entre outros), KLM (Amsterdam), Lufthansa (Frankfurt), Luxair (Luxemburgo), Skywork (Basileia e Berna) e Swiss (Genebra e Zurique).
“O London City Airport é um sucesso em termos de negócios, com grandes oportunidades e geração de empregos, trazendo benefícios para a economia do Reino Unido e construindo novas conexões de Londres para os principais centros comerciais de todo o mundo”, destacou o CEO do terminal, Declan Collier.
Estratégico
Localizado na região leste da capital inglesa, mais precisamente em Docklands (pertinho de Canary Wharf e do outro lado do rio da arena de eventos O2 em North Greenwich), o London City é bem menor do que os demais aeroportos londrinos (Heathrow, Gatwick, Stansted, Luton e Southend). Por ser dentro da cidade, o terminal acaba atendendo mais o pessoal que viaja a trabalho e, consequentemente, os vôos que saem de lá ou chegam lá são na maioria das vezes mais caros.