Turismo

América do Sul terá primeiro trem de luxo com suítes

Roberto Couto
08/06/2016 22:00
Thumbnail

Belmond Andean Explorer: suítes, rota espetacular e gastronomia diferenciada. Fotos: divulgação.

A América do Sul vai ganhar o primeiro trem de luxo com suítes. Com previsão de lançamento para maio de 2017, o Belmond Andean Explorer vai percorrer no Peru uma das rotas ferroviárias mais espetaculares do planeta, saindo de Cusco com destino a Puno e Arequipa. Ou seja, passará por vários monumentos arqueológicos do Império Inca e povoados indígenas. Vale lembrar que o grupo inglês já oferece no país vizinho um trem de luxo, o Belmond Hiram Bingham, que faz o trecho Cusco-Machu Picchu-Cusco.
Com capacidade para 68 passageiros, o Belmond Andean Explorer terá suítes e cabines duplas, além de um vagão lounge. A decoração será inspirada nas texturas e tecidos feitos à mão no Peru, sempre privilegiando os tons suaves da lã de alpaca e das cinzas das ardósias andinas.
LEIA TAMBÉM
Também estão previstos dois vagões restaurantes que terão cardápio fresco e sazonal, elaborado com ingredientes locais e que está sendo criado pelos chefs do Belmond Hotel Monastério, em Cusco. O trem de luxo contará ainda com um vagão com deck ao ar livre ideal para contemplar a paisagem dos Andes peruanos, junto à degustação de bebidas.
Serão oferecidos três roteiros com duração de uma ou duas noites de viagem no Belmond Andean Explorer.  Um deles é o “Peruvian Highlands”, uma viagem de duas noites e três dias. No percurso, com partida de Cusco e chegada na barroca Arequipa, parada em Puno (a mais de 4.800 metros de altitude), vistas espetaculares do Lago Titicaca e visita a cavernas que abrigam arte rupestre dos primeiros povos das terras altas do Peru.
O segundo roteiro, denominado “Andean Plains & Islands of Discovery” (Planos Andinos e Ilhas da Descoberta), será de duas noites e dois dias. Partindo no pôr do sol de Arequipa, o trem de luxo seguirá para o Titicaca, onde os passageiros visitarão aldeias remotas e ilhas flutuantes do lago mais alto do mundo até chegar a majestosa Cusco. O roteiro mais curto, de um dia e uma noite, é o “Spirit of Peru”, que pode ser entre Cusco e Puno ou vice-versa – em ambos os casos atravessando o lago Titicaca.
O grupo Belmond, proprietário de cinco estrelas como o Hotel das Cataratas e o Copacabana Palace e do não menos famoso trem Venice Simplon-Orient Express, ainda não divulgou os preços dos roteiros no novo trem. Mas estima-se que deverá custar a partir de US$ 460 por pessoa (o roteiro de um dia), com todas as refeições inclusas, além de open bar. Mais informações e reservas no site.