Turismo

Aproveite o feriado para desbravar Curitiba

Redação
06/09/2016 18:14
Thumbnail
Nada de se lamentar que ficou em Curitiba no feriadão. A cidade também é um ótimo destino para aproveitar os dias de folga. Então, vista a “capa” de turista e aproveite para conhecer a cidade com outros olhos. Se você já visitou esses lugares, leve um amigo que ainda não conhece e, se nunca passou por perto, essa é uma ótima oportunidade para desbravar os locais que fazem a fama da capital paranaense.
Universidade Livre do Meio Ambiente
Universidade Livre do Meio Ambiente. Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Universidade Livre do Meio Ambiente. Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Uma extensa área verde em uma pedreira desativada. Impossível não se encantar com a paisagem da Universidade Livre do Meio Ambiente – a Unilivre. Fundada em em 1992, com a presença do oceanógrafo francês e cientista marítimo Jacques Cousteau, a universidade é um espaço para fomentar as discussões sobre o meio ambiente,  mas também é uma construção que chama atenção pelo seu aspecto peculiar. Logo na entrada, tem uma passarela dentro da mata nativa com 120 metros de extensão. A ponte desemboca em frente a um paredão de pedra, uma mata densa com várias espécies de aves e um lago de 8 metros de profundidade com muitos peixes. A esquerda tem um auditório ao ar livre, uma torre de madeira e um mirante, que reserva uma vista linda da cidade.
Serviço: Rua Victor Benato, 210 – Pilarzinho
Parque Passaúna
Parque Passaúna. Foto: Antônio More/Gazeta do Povo.
Parque Passaúna. Foto: Antônio More/Gazeta do Povo.
Curitiba não tem mar, mas tem o parque Passaúna. Claro, naõ dá para sair mergulhando nas águas do parque, criado em 1991 para preservar as águas da represa do rio homônimo, que abastece Curitiba e a Região Metropolitana. Há, porém, várias atividades programadas (e seguras) no local, como a prática de stand up. O parque vale o passeio. O mirante de 60 m de altura é a principal atração do local. Do alto, os visitantes podem observar o rio, a mata nativa, além de chaminés de olarias antigas, que funcionavam ali. O parque ainda conta com playground, churrasqueiras e trilhas ecológicas nos bosques.
Serviço: Rua Eduardo Sprada, s/n – Augusta, Campo Largo 
Museu Oscar Niemeyer
Museu Oscar Niemeyer. Foto: Antônio More/Gazeta do Povo
Museu Oscar Niemeyer. Foto: Antônio More/Gazeta do Povo
Aproveite o feriadão para conhecer cada canto dessa surpreendente obra arquitetônica que chama a atenção do mundo todo. O MON foi inaugurado em 2002 e é um projeto de autoria do reconhecido arquiteto brasileiro que leva seu nome. Desde a sua abertura, já recebeu mais de 300 mostras nacionais, internacionais e itinerantes. São 12 salas de exposição dedicadas a artes visuais, arquitetura, urbanismo e design. O prédio tem 35 mil m2 de área construída e 17 mil dre área expositiva, considerada a maior da América Latina. Em cartaz, a exposição de Valdir Cruz (Imago – O Olhar do Sabiá) , do artista Jefferson Cesar (Um dom Quixote na arte paranaense); Olhar Incomum: Japão Revisitado, entre outras. Vá com tempo para tomar um café, anexo ao museu, circular nos vãos livres, ver a vista de dentro do olho e ainda apreciar a algazarra dos cachorros que brincam no gramado já conhecido como Parcão.
Serviço: Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico. Abre de terça a domingo, das 10 às 18h. Mais informações no site.
Parque Tanguá
Parque Tanguá. Foto: Antônio More/Gazeta do Povo.
Parque Tanguá. Foto: Antônio More/Gazeta do Povo.
Uma área de 235 mil m2 de um antigo complexo de pedreiras desativadas só podia resultar em uma vista surpreendente. O Parque Tanguá foi inaugurado em 1996 e preserva áreas verdes próximas à nascente do Rio Barigui, com araucárias e uma extensa área verde. Tem  uma cascata, dois lagos e um túnel artificial. O conjunto do parque inclui, também um mirante, ciclovia, pista de cooper e lanchonete. Aproveite para fazer um lanche e uma longa caminhada de um lado a outro do parque.
Serviço: Rua Oswaldo Maciel, s/n – Pilarzinho, Curitiba.  O parque abre todos os dias, ininterruptamente. A lanchonete e Loja de Lembranças,  abre das 8 às 18h.
LEIA TAMBÉM