Turismo

Das dez cidades mais postadas no Instagram em 2017, uma é brasileira

Redação
14/02/2018 12:18
Thumbnail

Moscou está entre as cidades mais fotografadas de 2017, segundo o Instagram. Foto: EFE/Yuri Kochetkov | EFE

Postar as fotos da viagem, atualmente, às vezes parece quase mais importante que ir viajar. Com um número cada vez maior de contas cadastradas no Instagram – a rede fechou 2017 com 800 milhões de usuários -, compartilhar as alegrias de estar perdido no mundo tornou-se parte do ritual das viagens.
Como todos os anos, o Instagram divulgou uma lista com as cidades mais populares na rede social em 2017. Enquanto algumas são figurinha carimbada entre os turistas, outras surpreendem por não fazerem parte dos roteiros mais conhecidos. Veja a lista completa:

1º lugar – Nova York, Estados Unidos

Com lugar cativo em quase todas as listas das cidades mais visitadas do mundo, Nova York também faz sucesso no Instagram. Em 2017 ela ficou em primeiro lugar entre as mais postadas na rede. O Central Park, a Ponte do Brooklin, a Estátua da Liberdade e o Memorial ao 11 de Setembro foram apenas alguns dos pontos da cidade fotografados pelos usuários do Instagram no ano passado. Os dois primeiros estão, inclusive, em outro ranking do aplicativo: o dos lugares mais postados.
New York Public Library. Fonte: @newyork_instagram
New York Public Library. Fonte: @newyork_instagram

2º lugar – Moscou, Rússia

À medida que a Copa do Mundo de 2018 se aproxima, o interesse pela Rússia só aumenta. Não é à toa que a capital russa, Moscou, ficou em segundo lugar entre as cidades mais postadas no Instagram em 2017. Lugares como a Praça Vermelha, o Kremlin e a Catedral de São Basílio foram hits e garantiram a presença da cidade no ranking.
Praça Vermelha, Moscou. Fonte: @alexstubborn
Praça Vermelha, Moscou. Fonte: @alexstubborn

3º lugar – Londres, Reino Unido

O clima muitas vezes chuvoso e o céu quase sempre cinza não impedem Londres, no Reino Unido, de ser uma das cidades mais queridas pelos turistas. No ranking do Instagram, a cidade aparece em terceiro lugar. Seja na London Eye, no Big Ben, no Palácio de Buckingham ou em um dos parques da cidade, muita gente compartilhou cliques londrinos em 2017.
Tower Bridge, Londres. Fonte: @london / @oliverwheeldon
Tower Bridge, Londres. Fonte: @london / @oliverwheeldon

4º lugar – São Paulo, Brasil

Única brasileira na lista, São Paulo garantiu o quarto lugar entre as cidades mais retratadas no Instagram, no ano passado. As paisagens paulistanas encantaram milhões de pessoas, que aproveitaram a rede social para compartilhar seus cantinhos preferidos da metrópole.
Praça da Sé, São Paulo. Fonte: @withlai
Praça da Sé, São Paulo. Fonte: @withlai

5º lugar – Paris, França

Quem nunca teve um amigo do Instagram visitando Paris não imagina o quanto as pessoas amam cada detalhe da Cidade Luz. Do Rio Sena à Torre Eiffel, passando pela Pont des Arts, pelo Louvre, pela Catedral de Notre-Dame e pelo Arco do Triunfo, além de tantos outros cartões-postais, os usuários do Instagram que passam pela capital francesa registram de tudo um pouco. Não é à toa que a cidade ficou em quinto lugar no levantamento do aplicativo.
Catedral de Notre-Dame de Paris. Fonte: @spiritualwalker
Catedral de Notre-Dame de Paris. Fonte: @spiritualwalker

6º lugar – Los Angeles, Estados Unidos

Lar dos ricos e famosos, Los Angeles tem atrações que falam por si. É lá, por exemplo, que estão a Calçada da Fama, o famigerado letreiro de Hollywood e Beverly Hills, onde vivem muitas estrelas do cinema e da televisão. Em 2017 a cidade ficou em sexto lugar entre as mais compartilhadas do mundo no Instagram.
Los Angeles, Califórnia. Fonte: @losangeles
Los Angeles, Califórnia. Fonte: @losangeles

7º lugar – São Petersburgo, Rússia

Construída para ser a nova capital da Rússia, São Petersburgo é a segunda maior cidade do país. Foi o czar Pedro, o Grande, quem ordenou a construção de São Petersburgo, no começo dos anos de 1700. Tudo porque ele era apaixonado por navegação e estava convencido de que os russos precisavam de uma marinha forte e, consequentemente, de um porto.
Ao longo dos anos os visitantes foram descobrindo, ali, uma cidade totalmente diferente de Moscou. Mais ocidentalizada, com cultura e arquitetura muito próprias. O Palácio de Inverno, onde funciona o Museu Hermitage, a Igreja do Sangue Derramado e o Palácio Yusupov estão entre os principais pontos turísticos.
São Petesburgo. Fonte: @hermitage_museum
São Petesburgo. Fonte: @hermitage_museum

8º lugar – Jacarta, Indonésia

Embora não tenha tantos atrativos turísticos quanto outros lugares da Indonésia, Jacarta ficou com o oitavo lugar. A capital do país é a principal porta de entrada para quem vai a Bali e outras localidades. Jacarta, em si, é uma grande metrópole, com cerca de dez milhões de habitantes.
Bem de frente para o Mar de Java, a cidade ainda é banhada por uma série de rios. O Museu de História de Jacarta, construído em 1710 para ser a prefeitura da cidade, que então se chamava Batavia, é um dos pontos mais visitados.
Jakarta. Fonte: @dito1384 @jakarta
Jakarta. Fonte: @dito1384 @jakarta

9º lugar – Istambul, Turquia

Istambul é um caso raro de cidade que está em dois continentes ao mesmo tempo. A Europa e a Ásia dividem entre elas as belezas da maior cidade da Turquia. Os contrastes são tão impressionantes que é ela que ocupa o nono lugar entre as cidades mais postadas em 2017.
Para descobrir todas as cores de Istambul, não deixe de visitar a Aya Sofia – Santa Sofia -, igreja que virou museu, a Mesquita Azul, a Cisterna da Basílica e o Palácio Topkapi, só para citar alguns exemplos.
Istambul. Fonte: @cbezerraphotos / @istanbul
Istambul. Fonte: @cbezerraphotos / @istanbul

10º lugar – Barcelona, Espanha

O décimo lugar tem tanta coisa bonita para ver que é até difícil decidir por onde começar. Em Barcelona, na Espanha, os turistas costumam ficar enlouquecidos. As lindas praias são apenas parte das atrações da cidade.
Joias arquitetônicas como a Sagrada Família e a Casa Batló misturam-se à efervescência de ruas como La Rambla e à tranquilidade das ruelas que cortam toda Barcelona.
Barcelona. Fonte: @telemaco111 / @visitbarcelona
Barcelona. Fonte: @telemaco111 / @visitbarcelona
LEIA TAMBÉM: