Turismo

Boeing revela como serão as cabines de seus futuros aviões

Roberto Couto
26/01/2016 22:00
Thumbnail
Mesmo o mais apaixonado por voar, vai concordar: o design interno da maioria das cabines dos aviões, normalmente simples e monocromático, não é dos mais divertidos e relaxantes. Mas a Boeing pretende mudar esta percepção em suas futuras aeronaves.
De projeções de um céu estrelado à noite por todo o teto a telas gigantes curvas do sistema de entretenimento da primeira classe, o fabricante norte-americano está planejando grandes mudanças no interior de seus jatos, como mostra um vídeo que a empresa acaba de revelar (veja a seguir).
Ainda não há uma data para a introdução das inovações, mas os engenheiros da Boeing estão desenvolvendo tecnologias que irão mudar completamente a experiência a bordo de uma aeronave. A iluminação usando LEDs pode ser apenas para mudar o “clima” nas futuras cabines, facilitando o sono (ao exibir uma noite estrelada) ou deixando os passageiros de bom humor (ao projetar no teto um céu azul e ensolarado, mesmo que do lado de fora não esteja assim).
Mas a proposta é ir além: paredes e tetos se transformam em telas para projetar conteúdos, como informações sobre o destino do voo, dicas de turismo e dados sobre a aeronave em si. O vídeo da Boeing mostra ainda uma solução com cara de ficção científica para a separação das classes: portas automatizadas que se abrem ao subir do piso para o teto.
E por falar em classes, os ocupantes da primeira e executiva ficarão confortavelmente acomodados em assentos ainda mais ergométricos e poderão se distrair assistindo a programas que aparem em gigantescas telas curvas. Além disso, um bar futurista será um convite para deixar a poltrona por alguns momentos. Embora os assentos da classe econômica ainda não pareçam confortáveis no vídeo, eles também deverão ganhar telas bem maiores.
Vamos agora aguardar para saber o que irá virar realidade nos futuros jatos da Boeing.